Perfil dos docentes e discentes do PPG MP de Farmanguinhos - Avaliação 2012-2016

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 70

2017

1.   2017-Atual. AVALIACAO DE DESEMPENHO DA REGULACAO EM SAUDE
Descrição: A regulação em saúde vai além da regulação de mercado, passando pelo acesso dos usuários aos serviços de saúde. Neste cenário, em que o Estado executa certas ações e serviços, mas convive com ações realizadas por particulares, destaca-se a necessidade em apurar os resultados e o impacto desta regulação. O desempenho é definido em relação ao cumprimento de objetivos e funções das organizações, o que é particularmente um desafio para a avaliação do desempenho da regulação em questão, uma vez que a mesma apresenta objetivos e metas diversas. Ademais, pelo mesmo fato da regulação em saúde não ser como a regulação da economia, não se pode aplicar modelos de avaliação oriundos destes mercados. A relação causa-efeito não se aplica, principalmente devido à própria natureza do trabalho em saúde, devendo-se ainda, considerar fatores políticos e sociais, para além dos técnicos e mercadológicos. Desta forma, cabe reflexão acerca da adaptação dos modelos já existentes para avaliação de desempenho dos serviços e sistemas de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiana Aragão Figueiredo - Coordenador / Zulmira M. A. Hartz - Integrante.
Membro: Tatiana Aragao Figueiredo.
2.   2017-Atual. Genetica como Saude Publica no Brasil: Integrando Doencas Geneticas Raras
Descrição: O projeto tem por objetivo promover as atividades de uma rede interdisciplinar internacional que visa aumentar o conhecimento e a capacidade local relacionadas à integração das doenças genéticas raras na saúde pública no Brasil. Ao fazê-lo irá contribuir para uma investigação comparativa examinando a expansão global da medicina genética no Sistema Único de Saúde. Em 2014, a legislação brasileira garantiu pela primeira vez a completa integração de doenças genéticas raras à saúde pública. Respondendo a esse momento crucial, a rede irá desenvolver de maneira colaborativa pesquisas qualitativas preliminares em contextos clínicos e não clínicos, o que pode empiricamente contribuir para uma melhor compreensão de como esse processo está sendo implementado. O projeto busca examinar quais são os obstáculos, assim como, as expectativas e os benefícios desse novo cenário para pesquisadores, profissionais de saúde, público em geral e pacientes. A rede incluirá renomados geneticistas e cientistas sociais de três centros de referência recém-criados localizados em regiões comparativamente diversas do Brasil, incluindo Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro, bem como colaboradores internacionais. As atividades da rede, durante os oito meses do projeto, irão incluir a supervisão, análise e desenvolvimento de pesquisa qualitativa (com realização de entrevistas semi-estruturadas com profissionais de saúde, pesquisadores, pacientes, cuidadores e representantes da indústria farmacêutica) que resultarão na publicação de artigos científicos e compreenderão a realização de dois workshops e apresentações de devolução dos resultados da pesquisa. Os workshops irão estabelecer as bases para o desenvolvimento de uma proposta de pesquisa colaborativa mais abrangente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marilena Cordeiro Dias Villela Corrêa - Integrante / José Roberto Goldim - Integrante / Dafne Horovitz - Integrante / Luis Teixeira - Integrante / Waleska Aureliano - Integrante / Shara Gibbon - Coordenador / Jorge Alberto Bernstein Iriart - Integrante. Financiador(es): Welcome Trust - Outra.
Membro: Marilena Cordeiro Dias Villela Correa.

2016

1.   2016-2018. Aplicacao da tecnologia do IgY para a pesquisa de coproantigenos de Campylobacter jejuni em amostras fecais de Macaca mullata e Macaca fascicularis por meio de ensaio imunoenzimatico.
Descrição: A campilobacteriose é uma das principais doenças entéricas de origem alimentar do mundo. É capaz de ocorrer não só no homem mais também em primatas não humanos de cativeiro. Sendo desta forma importante no monitoramento sanitário destas colônias (ANDRADE et al., 2007, 2009; LAURIA-FILGUEIRAS; HOFER, 1998). Causada por bactérias do gênero Campylobacter, seu diagnóstico é realizado pela detecção do micro-organismo nas fezes, sendo o padrão ouro o cultivo microbiológico, incluindo o isolamento, prova de Gram e testes bioquímicos. Todo o processo leva de 5 a 7 dias (LAURIA-FILGUEIRAS; HOFER, 1998). Outra forma de diagnóstico são os kits de detecção antigênica por ensaio imunoenzimático que são de fácil realização e o resultado determinado em poucas horas. Entretanto, estes kits utilizam anticorpos produzidos em mamíferos e têm sua eficiência questionada por conta da acurácia reduzida (OYARZABAL; BATTIE, 2012). Sendo assim, esse projeto tem por principal objetivo, produzir um teste imunoenzimático, que utilizará a Imunoglobulina Y (IgY) como anticorpos de captura e anticorpos secundários, ambos produzidos em gemas de ovos de aves imunizadas com Campylobacter sp. sua realização seguirá a política dos 3Rs, já que utilizará um número mínimo de animais para produção de uma grande quantidade de anticorpos, além de minimizar as reações cruzadas. Além disso, esse teste poderá gerar parâmetros de acurácia mais elevados... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Joseli Maria da Rocha Nogueira - Coordenador / Wagner Thadeu Cardoso Esteves - Integrante / Fernanda Nunes Santos - Integrante / Valmir Laurentino Silva - Integrante / Jaime Antônio Abrantes - Integrante / Paula Borba Cruz - Integrante.
Membro: Joseli Maria da Rocha Nogueira.
2.   2016-Atual. APQ-1 FAPERJ Papel de leucotrieno B4 e prostaglandina E2 na ativacao de linfocitos T gama delta durante a resposta imune tumoral
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Carmen Penido Monteiro - Coordenador / Maria Fernanda de Souza Costa e Silva - Integrante / Maria das Gracas Muller de Oliveira Henriques - Integrante / Edward Helal Neto - Integrante / Taís Monteiro Magne - Integrante / Taíze de Jesus Duarte - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Carmen Penido Monteiro.
3.   2016-Atual. APQ1- Auxilio a Pesquisa FAPERJ - Efeito da lipoxina A4 exogena na sindrome do desconforto respiratorio agudo induzido durante a malaria grave experimental
Descrição: A malária é a principal doença parasitária tropical, e segundo dados da OMS, a cada 30 segundos uma criança africana morre vítima de malária e a cada ano 500 milhões de pessoas são afetadas por esta doença. Além dos sintomas cerebrais, a malária se caracteriza por apresentar uma desordem complexa em diferentes sistemas, podendo levar à síndrome do desconforto respiratório agudo (ARDS) e à disfunção de múltiplos órgãos. Esta síndrome é observada em 20-30% dos pacientes com malária grave e seu números tem aumentado em casos de malária branda. A ARDS induzida durante a malária grave é consequência da ativação do endotélio que resulta em aumento da expressão de moléculas de adesão, congestão dos vasos e acúmulo celular nos pulmões. Recentemente uma nova abordagem terapêutica em casos de infecção vem sendo proposta, a terapia direcionada para o paciente e não só para o microrganismo. Nesse sentido, muitos estudos têm sido feitos em modelos experimentais com o intuito de auxiliar os clínicos a entender qual a melhor forma de tratamento direcionado ao paciente de malária. No entanto, a maior parte destes estudos visa o estudo da recuperação da malária cerebral, mas até agora, poucos estudos se dedicaram a estudar a modulação da ARDS induzida durante a malária grave. As lipoxinas (LX) LXA4 são derivados eicosanoides do ácido araquidônico e vários estudos já descreveram seu efeito anti-inflamatório em modelos de ARDS. Um dos mecanismos de ação da LXA4 no pulmão envolve a inibição da agregação de células, como neutrófilos e plaquetas, em paralelo a produção de mediadores pró-resolutivos. Nosso grupo já demonstrou que o pré-tratamento com a LXA4 induz aumento da sobrevida de animais infectados por P. berghei por atuar prevenindo a ativação do endotélio cerebral durante a infecção. Desta forma o objetivo deste projeto é avaliar o efeito do tratamento com a LXA4 no desenvolvimento da síndrome do desconforto respiratório agudo induzida durante a malária grave experimental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Conceição de Souza - Coordenador.
Membro: Mariana Conceicao de Souza.
4.   2016-Atual. Atividades: Leishmanicida, antimalarial, tripanossomicida, antinociceptiva (dor) e imunomoduladora (psoriase).
Descrição: Avaliar a atividade dos seco-esteróides (fisalinas e seu conglomerado) no combate às doenças negligenciadas e no tratamento da psoríase. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Therezinha Coelho Barbosa Tomassini - Integrante / Elizabeth G Sanches - Integrante / Milena B P Soares - Coordenador / Ivone M. Ribeiro - Integrante / CLAUDIA VALÉRIA CAMPOS DE SOUZA - Integrante.
Membro: Therezinha Coelho Barbosa Tomassini.
5.   2016-Atual. Avaliacao estrutural dos seco-esteroides (fisalinas) por diferentes tecnicas analiticas
Descrição: Elucidar as estruturas, através técnicas espectroscópicas (RMN, TGA, DSC, IV), os seco-esteróides - fisalinas e seu conglomerado obtidos a partir Physalis angulata L.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Therezinha Coelho Barbosa Tomassini - Coordenador / Jose Luiz Mazzei - Integrante / Ivone M. Ribeiro - Integrante / Muniz- Pereira, Luis Cláudio - Integrante / Carvalho, Erika M. - Integrante / Eduardo Gomes Rodrigues de Sousa - Integrante.
Membro: Therezinha Coelho Barbosa Tomassini.
Descrição: Elucidar as estruturas, através técnicas espectroscópicas (RMN, TGA, DSC, IV), os seco-esteróides - fisalinas e seu conglomerado obtidos a partir Physalis angulata L. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Erika Martins de Carvalho - Coordenador / July A. Hernández Muñoz - Integrante / Eduardo Gomes Rodrigues de Sousa - Integrante.
Membro: Erika Martins de Carvalho.
6.   2016-Atual. Avaliacao morfologica da acao de terpenos na epiderme de camundongos hairless
Descrição: A presente proposta pretende avaliar e caracterizar as alterações morfológicas na epiderme de camundongos hariless após aplicação tópica de soluções lipidicas de seis diferentes monoterpenos. No trabalho pretende-se avaliar diferentes concentrações a fim de se terminar a concentração minima capaz de causar alterações morfológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica Freiman de Souza Ramos - Integrante / Maria Bernadete Riemma Pierre - Integrante / Nádia Campos de Oliveira Miguel - Coordenador / Bryan Hudson Rossi - Integrante.
Membro: Monica Freiman de Souza Ramos.
7.   2016-Atual. Contribuicao ao desenvolvimento institucional de Farmanguinhos
Descrição: Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica através de uma visão holística e orientada para os resultados. Liderar a equipe e os alunos no aprofundamento dos conceitos de gestão do conhecimento a fim de pesquisar e desenvolver soluções para o mercado farmacêutico. Além disso, contribuir para uma melhor saúde da população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (43) . Integrantes: Jorge Lima de Magalhães - Coordenador / Mariana Conceição de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde - Bolsa.Número de orientações: 5
Membro: Jorge Lima de Magalhaes.
8.   2016-Atual. Desenvolvimento, Inovacao e Saude
Descrição: Apoio Institucional para a Fundação Oswaldo Cruz.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Augusto Grabois Gadelha - Coordenador / Lais Costa - Integrante / Bernardo Cesario - Integrante / Patricia Seixas - Integrante / marco aurelio de carvalho nascimento - Integrante / Dominichi MIranda de Sá - Integrante.
Membro: Carlos Augusto Grabois Gadelha.
9.   2016-Atual. Edital FAPERJ 04/2016- Apoio a grupos emergentes - Estudos dos mecanismos celulares e moleculares da modulacao da sindrome do desconforto respiratorio agudo induzido durante a malaria experimental
Descrição: A malária é a principal doença parasitária tropical, e, segundo dados da OMS, a cada 30 segundos uma criança africana morre vítima de malária e a cada ano 500 milhões de pessoas são afetadas por esta doença. Além dos sintomas cerebrais, a malária se caracteriza por apresentar uma desordem complexa em diferentes sistemas, podendo levar à síndrome do desconforto respiratório agudo (ARDS) e à disfunção de múltiplos órgãos. Esta síndrome é observada em 20-30% dos pacientes com malária grave e seus números tem aumentado em casos de malária branda. Durante a malária, a resposta inflamatória pode ser iniciada por diferentes estímulos como hemozoina, eritrócitos infectados e glicosilfosfatidilinositol e envolve a ativação de leucócitos/linfócitos e endotélio afetando, desta forma, diversos órgãos em diferentes intensidades. Já foi proposto que a modulação da resposta inflamatória induzida durante a malária poderia definir a recuperação do paciente. Estudos que visaram a inibição da resposta inflamatória cerebral mostraram resultados promissores. No entanto, até o momento, não existem dados sobre a importância da modulação da ARDS induzida durante a malária. Já foi demonstrado o efeito da lipoxina (LX) A4, um eicosanoide anti-inflamatório, em modelos de ARDS induzida por LPS. Nosso grupo já demonstrou que o tratamento de camundongos infectados com P. berghei com LXA4 atenua a disfunção endotelial no cérebro, sugerindo que a LXA4 poderia ser benéfica no tratamento da ARDS induzida durante a malária. Durante a malária, frequentemente observa-se pacientes com co-infecção com patógenos oportunistas como Pseudomonas aeruginosa, Burkholderia cepacia e Cryptococcus neoformans, no entanto, não está claro se a resposta inflamatória induzida pelos patógenos oportunistas modulariam a condição do hospedeiro. Desta forma, neste projeto, hipotetizamos que a modulação da resposta inflamatória pulmonar durante a malária poderia afetar diretamente a recuperação do hospedeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Conceição de Souza - Coordenador / CANDÉA, ANDRÉ P. - Integrante / Daniel Gibaldi - Integrante / Fernanda Lopes Fonseca - Integrante.
Membro: Mariana Conceicao de Souza.
10.   2016-2017. Estudo de Prospeccao Tecnologica com Elaboracao de 6 Roadmap Tecnologicos
Descrição: Estudo de Prospecção Tecnológica com Elaboração de 6 Roadmap Tecnológico; Baterias estacionárias, Hot Forming, Stell or Alloys, Enzimas para a Indústria Têxtil, Automação, Logística. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Suzana Borschiver - Coordenador / Andrezza lemos Rangel da Silva - Integrante / KAROLINE DA MOTA COELHO - Integrante. Financiador(es): SENAI - Departamento Nacional - Cooperação.
Membro: Suzana Borschiver.
11.   2016-Atual. Jovem Cientista - FAPERJ - Efeito de agonistas dos receptores FPR/ALX durante infeccoes: o papel da anexina A1 na malaria cerebral experimental
Descrição: A malária é a principal doença parasitária tropical, e segundo dados da OMS, a cada 30 segundos uma criança africana morre vítima de malária e a cada ano 500 milhões de pessoas são afetadas por esta doença, principalmente devido a complicações cerebrais. Recentemente foi sugerido que, em conjunto com os antimaláricos, um tratamento que visasse o tratamento da resposta anti-inflamatória deveria ser administrado em pacientes com malária grave. Receptores formil peptídeo (FPRs) são descritos como receptores que contem sete domínios transmembranares acoplados a proteína G (GPCRs), promíscuos e que possuem papel importante na defesa do hospedeiro e no processo inflamatório. Os agonistas de FPR são, em sua maioria, mediadores lipídicos derivados da ação de enzimas sobre os ácido docosahexaenóico (DHA), ácido araquidônico (AA) e ácido eicosapentaenóico (EPA). Além dos agonistas lipídicos, os receptores FPR também ligam mediadores proteicos como a anexina A1. Em conjunto, tais mediadores são descritos como anti-inflamatórios por modular negativamente a resposta inflamatória. Por outro lado, também são descritos como pró-resolutivos por estimular uma resposta antagônica a resposta inflamatória, como estimular a apoptose de células inflamatórias e a fagocitose das mesmas. Recentemente, o termo mediadores especializados na pró-resolução (SPM, do inglês specialized pro-resolving mediators) foi adotado para designar mediadores que contribuem para o controle da magnitude e duração da resposta inflamatória. Entre eles podemos destacar as resolvinas, anexina-1 e a lipoxina (LX). Nosso grupo já demonstrou que o pré-tratamento com a LXA4 induz aumento da sobrevida de animais infectados por P. berghei por atuar prevenindo a ativação do endotélio cerebral durante a infecção. Desta forma, foi hipotetizado que o tratamento com agonistas de FPR, especialmente a anexina A1 pode aumentar funcionalidade capilar por preservar a estabilidade do tecido endotelial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Conceição de Souza - Coordenador.
Membro: Mariana Conceicao de Souza.
12.   2016-Atual. Malformacoes no Brasil: patologia, genetica e quadro legal
Descrição: O objetivo deste estudo é investigar as práticas diagnósticas pré-natais e o manejo pelos profissionais de saúde das situações de malformação fetal severa, integrando sobretudo aspectos jurídicos: que gestações terminam em morte fetal ou neonatal e quais são aquelas que geram uma demanda ? aceita ou não ? de interrupção legal da gravidez... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilena Cordeiro Dias Villela Corrêa - Integrante / Claudia Bonan Jannotti - Coordenador / Ilana Lowy - Integrante / Luis Teixeira - Integrante / IULIA BICU - Integrante.
Membro: Marilena Cordeiro Dias Villela Correa.
13.   2016-2017. Pesquisa da Microbiota e de bacterias potencialmente patogenicas em primatas nao humanos de cativeiro
Descrição: A definição da microbiota autóctone e de bactérias potencialmente patogênicas presentes em primatas não humanos de cativeiro é decisiva na definição da condição sanitária de uma colônia. A Fiocruz, tem mantido em cativeiro, no Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB) colônias de primatas que devem ser avaliadas quanto a sua saúde, para que possam ser utilizados em pesquisa quando necessário. A campilobacteriose é uma das principais doenças entéricas de origem alimentar no mundo. É capaz de ocorrer não só no homem mais também em primatas não humanos de cativeiro. Sendo desta forma importante no monitoramento sanitário destas colônias (ANDRADE et al., 2007, 2009; LAURIA-FILGUEIRAS; HOFER, 1998). Da mesma forma, algumas enterobactérias importantes, como Salmonella, Shigella e Yersinia, entre outras devem ser pesquisadas. O diagnóstico é realizado pela detecção do micro-organismo nas fezes, sendo o padrão ouro o cultivo microbiológico. Com base nessa necessidade, avaliaremos fezes de primatas de cativeiro que serão coletadas durante o manejo anual para detectar a possível presença destes agentes, determinando assim a condição sanitária da colônia. Essas fezes serão posteriormente utilizadas também como padrões para uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico que está sendo realizada sob minha coordenação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Joseli Maria da Rocha Nogueira - Coordenador / Wagner Thadeu Cardoso Esteves - Integrante / Fernanda Nunes Santos - Integrante / Jaime Antônio Abrantes - Integrante / Paula Borba Cruz - Integrante / Ana Cristina Araújo Pinto - Integrante / Lynn Barwick Cysne - Integrante / Daniel Rouede de Andrade Oliveira - Integrante / Fábio Alves da Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
Membro: Joseli Maria da Rocha Nogueira.
14.   2016-Atual. Publicacoes cientificas visando a divulgacao de estudos da flora amazonica.
Descrição: O projeto tem como objetivo principal incentivar as publicações em revista de alto impacto científico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Claudia Fernandes Amaral - Integrante / Jefferson R de Andrade Silva - Coordenador / Jose Luiz Pinto Ferreira - Integrante / Aline de Souza Ramos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
Membro: Ana Claudia Fernandes Amaral.

2015

1.   2015-Atual. Apoio as Instituicoes de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro E-26/010.002908/2014 Estudo, caracterizacao e controle dos mecanismos de ativacao em macrofagos estimulados por lipopolissacarideo, bleomicina e fumaca de cigarro
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Penido Monteiro - Integrante / Cláudia Farias Benjamim - Integrante / Samuel dos Santos Valença - Coordenador.
Membro: Carmen Penido Monteiro.
2.   2015-Atual. Avaliacao da atividade biologica, toxigenica e identificacao das substancias quimicas de extratos de Eugenia sp.
Descrição: Nas últimas décadas tem se observado uma atenção crescente quanto ao uso de terapias complementares ou alternativas e, dentre elas, destaca-se o uso de fitoterápicos. No Brasil, esse é um tipo de terapia muito difundido, especialmente entre os idosos e as classes menos favorecidas. Contudo, uma preocupação com os fitoterápicos advém do fato de que seu uso é, muitas vezes, associado ao conceito de inocuidade, de forma a ser corrente o pensamento de que, se não fazem o bem, mal não farão. Entretanto, o uso indiscriminado e concomitante a outras terapias prescritas por profissionais de saúde podem conduzir a interações medicamentosas e reações adversas importantes. Como podemos observar, a fitoterapia tem crescido exponencialmente nos últimos anos e apesar de utilizada pela humanidade há séculos, passou a fazer parte da moderna prática médica. Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 48/2004, entende-se por Fitoterápico um ?medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas vegetais?. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade (ANVISA, 2004). Um ponto a ser avaliado no uso de plantas medicinais e o emprego clínico de medicamentos fitoterápicos no Brasil é a dificuldade de controle de qualidade dos mesmos. Essa dificuldade se deve à falta de estudos sobre a variação do teor dos constituintes (sazonalidade e composição química sem uniformidade) e/ou à falta de protocolos ou metodologias adequados para o isolamento, identificação e pureza dos constituintes químicos presentes na planta; identificação botânica equivocada; presença de contaminantes (corpos estranhos, micro-organismos, biocidas); embalagem inadequada; bula irregular (posologia empírica, ausência de comprovações farmacológicas, toxicológicas e clínicas) e determinação empírica do prazo de validade. Ou seja, os medicamentos fitoterápicos ainda não possuem status de medicamento ético que lhe garanta eficácia, segurança e qualidade (PINTO, 2002; SIMÕES, 2000; YUNES, 2001; CALIXTO, 2001; MIGUEL, 2004). Com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS ? Portaria n.971/06, que promove a utilização de plantas medicinais, medicamentos fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia, aumenta a preocupação com a melhoria da qualidade de produtos e segurança na utilização das mesmas. Embora a maioria dos artigos e publicações científicas avalie a atividade biológica dos produtos naturais, deve-se reconhecer que, nas preparações de uso popular, não há estudos comprovando que a dose empregada seja ou não suficiente para que a atividade ocorra. Considerando a diversidade da nossa flora e as variedades climáticas existentes, percebe-se a necessidade de normalizar as tecnologias de produção vegetal com a finalidade de promover a homogeneidade da composição fitoquímica. Assim, esse projeto tem como objetivos avaliar o potencial antimicrobiano de diferentes concentrações de extratos e também de formulações populares de plantas potencialmente medicinais; pesquisar a composição química de diferentes espécies; desenvolver uma metodologia por RMN para quantificação de compostos com potencial terapêutico em extratos brutos de plantas, extratos-fluidos e soluções alcoólicas de drogas in natura que possa comprovar a composição química, a identidade e a uniformidade do princípio ativo; Registrar, validar e catalogar o perfil fitoquímico (fingerprint) através de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) dos extratos produzidos, e verificar o potencial tóxico dos extratos pesquisados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Joseli Maria da Rocha Nogueira - Coordenador / Erika Martins de Carvalho - Integrante / Jaime Antônio Abrantes - Integrante / Fabio Luiz Ribeiro Mendes - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Joseli Maria da Rocha Nogueira.
3.   2015-Atual. Big Data and Neglected Health in XXI century: A competitive analysis of translational knowledge about Dengue via Intelligence 2.0
Descrição: Consiste na análise translacional do conhecimento via inteligência competitiva 2.0. Neste caso, o estudo de caso se deu para Dengue através de rede multidisciplinar instaurada. Bem como, uso de ferramentas 2.0 em doenças negligenciadas, para auxiliar nas pesquisas de países em desenvolvimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Jorge Lima de Magalhães - Coordenador / Adelaide Maria de Souza Antunes - Integrante / Suzana Borschiver - Integrante / Wanise Barroso - Integrante / Luc Quoniam - Integrante / Zulmira Maria de Araújo Hartz - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2
Membro: Jorge Lima de Magalhaes.
Descrição: Consiste na análise translacional do conhecimento via inteligência competitiva 2.0. Neste caso, o estudo de caso se deu para Dengue através de rede multidisciplinar instaurada. Bem como, uso de ferramentas 2.0 em doenças negligenciadas, para auxiliar nas pesquisas de países em desenvolvimento... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Wanise Borges Gouvea Barroso - Integrante / Zulmira Maria de Araújo Hartz - Integrante / Suzana Borschiver - Integrante / Jorge Lima de Magalhães - Coordenador / Luc Quoniam - Integrante / Adelaide Maria de Souza Antunes - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Wanise Borges Gouvea Barroso.
4.   2015-Atual. Big Data em Saude: Saude Emergente e a Inteligencia Colaborativa 2.0
Descrição: Consiste em apresentar um olhar sobre o Big Data em Saúde com a entrada no século 21. Nesse âmbito a evolução tecnológica para a pesquisa em rede 2.0 (inteligência competitiva e colaborativa) e suas respectivas aplicações para "e-health". Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Wanise Borges Gouvea Barroso - Integrante / Carla Cristina de Freitas da Silveira - Integrante / Zulmira Maria de Araújo Hartz - Integrante / Jorge Lima de Magalhães - Coordenador / Adelaide Maria de Souza Antunes - Integrante.
Membro: Wanise Borges Gouvea Barroso.
5.   2015-Atual. Desenvolvimento de Novas Estrategias para Liberacao Sitio-Dirigida de Nanofarmacos para Tratamento da Doenca de Alzheimer
Descrição: Este trabalho pretende desenvolver nanopartículas poliméricas para o encapsulamento e transporte de fármaco, com capacidade de interação com receptores da membrana hematoencefálica, através da imobilização de biomoléculas em sua superfície. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helvécio Vinícius Antunes Rocha - Integrante / José Carlos Costa da Silva Pinto - Coordenador / Marcio Nele de Souza - Integrante / Tito Livio Motinho Alves - Integrante / Helen Conceição Ferraz - Integrante / Fernando Gomes - Integrante / Ariane Leites Larentis - Integrante.
Membro: Helvecio Vinicius Antunes Rocha.
6.   2015-Atual. Desenvolvimento de processo para a obtencao em larga escala do intermediario-chave do Atazanavir.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Regina Brandão Gomes - Coordenador / Marcus Vinicus Nora de Souza - Integrante / Cristiane França da Costa - Integrante / Wilton César de Araújo Silva - Integrante.
Membro: Claudia Regina Brandao Gomes.
7.   2015-Atual. Desenvolvimento e avaliacao da atividade cicatrizante de sistemas nanoestruturados contendo triterpenos obtidos de Malus domestica Borkh
Descrição: A proposta envolve o desenvolvimento de um sistema nanoparticulado contendo extrato padronizado de Malus domestica Borkh enriquecido em ácido ursólico que será incorporado em uma preparação farmacêutica semi-sólida para aplicação em lesões crônicas cutâneas diabéticas em ratos, com objetivo de avaliar o processo de cicatrização destas lesões.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mônica Freiman de Souza Ramos - Coordenador / Antonio Carlos Siani - Integrante / José Liz Mazzei da Costa - Integrante / Arianne Cunha dos Santos Vaucher - Integrante / PRISCYLA DANIELY MARCATO GASPARI - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Monica Freiman de Souza Ramos.
8.   2015-Atual. Desenvolvimento, caracterizacao e avaliacao de sistemas de liberacao mucoadesivos contendo resina vegetal para tratamento de doencas periodontais
Descrição: O presente estudo pretende avaliar a influência do óleo de copaíba incorporado a filmes mucoadesivos na liberação do metronidazol visando o tratamento de doenças periodontais. Os filmes serão obtidos a partir de diferentes polímeros biodegradáveis, aos quais serão adicionadas concentrações crescentes de óleo de copaíba, uma óleo-resina vegetal de vasta utilização, principalmente na região amazônica onde é largamente utilizada na medicina popular. A atividade anti-inflamatória e antimicrobiana, inclusive frente à flora bucal, já foi descrita na literatura. Além disso, estas propriedades são importantes, pois podem oferecer efeito sinérgico à ação do metronidazol. Esta óleo-resina apresenta característica filmógena e impermeabilizante, que são propriedades de interesse no desenvolvimento de filmes de liberação sustentada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica Freiman de Souza Ramos - Coordenador / Osvaldo de Freitas - Integrante / Irina dos Santos Miranda da Costa - Integrante / maria paula garofo peixoto - Integrante / Carolina Patricia Aires - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Monica Freiman de Souza Ramos.
9.   2015-Atual. Estrategia multidisciplinar para o estudo em estado solido de substancias bioativas para aplicacao em alimentos e medicamentos
Descrição: Edital CAPES-Mincyt 22/2014 - O principal objetivo do projeto é estudar as propriedades físico-químicas dos ingredientes ativos, de formulações de interesse e desenvolver metodologias de preparação e caracterização através de uma rede de grupos de pesquisa de Argentina e do Brasil experientes nessas áreas. Estes estudos serão realizados através dos seguintes sub-projectos que correspondem ao estudo dos ingredientes farmacêuticos ativos: mebendazol, olanzapina e antirretrovirais como efavirenz e nevirapina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Helvécio Vinícius Antunes Rocha - Integrante / Simone G. Cardoso - Integrante / Silvia Lucia Cuffini - Coordenador / Gustavo Monti - Integrante / Ismael Bianco - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Helvecio Vinicius Antunes Rocha.
10.   2015-Atual. Monitoramento de diversas areas de cultivo de Physalis angulata L. validacao qualitativa e quantitativa dos insumos farmaceuticos obtidos
Descrição: Obter matérias-primas certificadas dos fornecedores cadastrados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Therezinha Coelho Barbosa Tomassini - Coordenador / Jose Luiz Mazzei - Integrante / Milena B P Soares - Integrante / Ivone M. Ribeiro - Integrante / CLAUDIA VALÉRIA CAMPOS DE SOUZA - Integrante.
Membro: Therezinha Coelho Barbosa Tomassini.
11.   2015-2017. Proposta de selecao de farmacos aplicados ao teste de sensibilidade aos antimicrobianos para gestantes com infeccao do trato urinario em ambito nacional.
Descrição: Este projeto teve como objetivo elaborar uma padronização de antimicrobianos direcionado para uso em gestantes com infecção no trato urinário afim de contribuir para o uso racional de medicamento nesta população em virtude da complexidade e opções terapêuticas restritas. Seu potencial de inovação está na melhoria no direcionamento no tratamento de infecção do trato urinário em gestantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Joseli Maria da Rocha Nogueira - Integrante / Raquel Sales de Andrade - Coordenador / Elizabeth de Souza Neves - Integrante / Lusiele Guaraldo - Integrante / Maria Cristina da Silva Lourenço - Integrante.
Membro: Joseli Maria da Rocha Nogueira.
12.   2015-Atual. Prospeccao e monitoramento do Big Data em saude negligenciada: uma abordagem translacional do conhecimento em dengue e malaria via inteligencia competitiva 2.0
Descrição: Consiste estudar a problemática negligenciada Dengue e Malária permeando "Big Data in Health" pela análise translacional do conhecimento e uso de ferramentas Web 2.0. Objetiva-se obter e monitorar informações estratégicas e essenciais para tomadores de decisão, a fim de contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do país na área da Saúde Pública. Obtenção de cenários e validação de ações no afã de contribuir com o futuro e propiciar melhor gestão das atividades de C,TI. O processo não é trivial, haja vista 2,5 quintilhões de bytes/dia adicionados à Web, pois esse volume excede a capacidade de processamento tradicional. Ao considerar a problemática das doenças negligenciadas (DN), como a dengue e malária, é premente entender esse cenário e favorecer a transposição do conhecimento para outras instâncias e validar as ações no enfrentamento dessas mazelas. O estudo se dá de forma transversal 2.0, objetivando auxiliar na disseminação do conhecimento existente para uma esfera de compreensão ativa, ou seja, colocar o conhecimento em um processo dinâmico e interativo, como a síntese, a divulgação, o intercâmbio e sua aplicabilidade para melhorar a saúde da população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Jorge Lima de Magalhães - Coordenador / Adelaide Maria de Souza Antunes - Integrante / Maria Simone de Menezes Alencar - Integrante / Wanise Barroso - Integrante / Nubia Boechat - Integrante / Zulmira Maria de Araújo Hartz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
Membro: Jorge Lima de Magalhaes.

2014

1.   2014-2016. APQ1-Auxilio a Pesquisa-FAPERJ. Papel da lipoxina A4 exogena no comprometimento pulmonar desenvolvido durante a malaria grave experimental
Descrição: Segundo dados da OMS, a cada ano 500 milhões de pessoas são afetadas por esta doença. Além dos sintomas cerebrais, a malária se caracteriza por apresentar uma desordem complexa em diferentes sistemas, podendo levar à lesão pulmonar aguda, à síndrome do desconforto respiratório agudo, à insuficiência renal aguda e à disfunção de múltiplos órgãos. De fato, já demonstramos que a infecção por Plasmodium begrhei causa uma lesão pulmonar desde o primeiro dia de infecção caracterizada pela infiltração de células inflamatórias, produção de citocinas inflamatórias no tecido pulmonar e diminuição das funções pulmonares. De fato, tais patologias ocorrem em consequência da liberação sistêmica de diversos mediadores pró-inflamatórios, principalmente citocinas como TNF-α, quimiocinas e aumento da expressão de moléculas de adesão como LFA-1 em leucócitos e ICAM-1 e VCAM-1 em células endoteliais. No entanto, o papel de mediadores inflamatórios característicos da resposta inflamatória aguda, como mediadores lipídicos não está bem descrito. A participação das enzimas cicloxigenase e citocromo P450 e seus derivados durante a malária vem sendo amplamente abordado, no entanto, a participação de metabólitos resultantes da ação de enzimas da família das lipoxigenases (LO) durante a malária grave não está bem estabelecido. Nos últimos 30 anos, a lipoxina (LX), um mediador inflamatório derivado da 5-LO, vem ganhando destaque. Apesar de as LX serem descritas como participantes da resolução da resposta inflamatória, seu mecanismo de ação envolve tanto o antagonismo de mediadores pró-inflamatórios como o recrutamento de monócitos para o sítio inflamatório. Um exemplo da atividade antiinflamatória das LX é a diminuição da expressão de ICAM-1 por células endoteliais ativadas por TNF-α e pré-tratadas com ATL. Os autores mostraram ainda que a ATL leva a diminuição da expressão de ICAM-1 ao induzir a expressão da enzima hemeoxigenase-1. Ao longo dos anos, nosso grupo vem estudando o papel de mediadores e células inflamatórias no desenvolvimento de patologias causadas pela infecção por microorganismos. Mostramos que a LXA4 é capaz de inibir a migração de neutrófilos em respostas inflamatórias de origem fúngica bem como a resposta edematogênica induzida por diversos mediadores inflamatórios. Mostramos ainda que, a administração de LXA4 exógena induz uma melhora na malária cerebral: diminuição de edema cerebral, melhora nos parâmetros comportamentais e aumento da sobrevida. Observamos, ainda, que esta melhora foi acompanhada do aumento da expressão de HO-1, o que já foi descrito como fator protetor durante a malária cerebral. Apesar dos dados mostrando o papel da LXA4 na proteção da malária cerebral experimental, seu efeitos sobre os danos pulmonares causados durante a infecção pelo P. berghei não está claro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Conceição de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Mariana Conceicao de Souza.
2.   2014-Atual. Avaliacao do status patentario no Brasil dos farmacos utilizados no tratamento de hepatite e de produtos relacionados
Descrição: Avaliar o status patentário no Brasil dos fármacos utilizados no tratamento de hepatite definidos pelo Programa de Medicamentos Excepcionais do Ministério da Saúde. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) . Integrantes: Wanise Borges Gouvea Barroso - Coordenador / Maurice Cassier - Integrante / MARILENA CORDEIRO DIAS VILLELA CORREA - Integrante. Financiador(es): Departamento DST/Aids e Hepatites Virais - Bolsa.
Membro: Wanise Borges Gouvea Barroso.
3.   2014-2017. Big data X Saude Publica: identificacao e avaliacao translacional em saude via Web 2.0 como subsidio ao enfrentamento do diabetes
Descrição: Em tempos de Big Data, são adicionados diariamente 2,5 quintilhões de dados na Web. Deste valor, 47% relacionam-se com o setor Saúde. Nesse âmbito, convém pensar em ferramentas que identifiquem e avaliem o conteúdo essencial para os gestores e formuladores de políticas. Igualmente, novas formas de extração e análise de dados surgem em várias áreas do conhecimento com abordagens interativas no conceito Web 2.0. Essas ferramentas têm se mostrado eficazes. É preciso identificar não só o Big Data em saúde, mas também as ferramentas da Web 2.0 que possam ?minerar? gratuitamente esses dados e de forma interativa. O recorte será testar e explorar translacionalmente o Diabetes no que tange a cenários, ações, competências essenciais, patentes e parcerias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jorge Lima de Magalhães - Coordenador / Carla Cristina de Freitas da Silveira - Integrante / David R. Rocha - Integrante. Financiador(es): Farmanguinhos/FIOCRUZ - Cooperação. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 4
Membro: Jorge Lima de Magalhaes.
4.   2014-Atual. Desenvolvimento e Capacitacao de Novas Esferas na Gestao Cientifica para os Pesquisadores do Futuro
Descrição: Com o intuito de atingir a visão de futuro, nos últimos anos, o IOC tem buscado modernizar sua estrutura de gerenciamento e pesquisa com base no Plano Quadrienal do Instituto Oswaldo Cruz (2012-2015), que está alinhado ao Plano Estratégico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para 2022. Para alcançar uma gestão de qualidade na pesquisa do IOC está sendo estruturada uma Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação (PAPI). Esta nasce de uma solicitação da comunidade científica do IOC de trabalhar em Redes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Tereza Cristina dos Santos - Coordenador / Ângela Lúcia de Carvalho - Integrante / Camila Dutra - Integrante / Camila Nabhan - Integrante / Iliane Araújo - Integrante / Juliana Simeoni Monteiro - Integrante / Lorena Betholdo da Silva - Integrante / Marco Aurélio Costa - Integrante / Maria Aparecida Rocha Costa - Integrante / Miguel Ângelo Villardi Filho - Integrante / Rosilene S.J. Fernandes - Integrante / Vitor Hugo da Silva Martins - Integrante / Elton Batista de Faria - Integrante. Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz/ Instituto Oswaldo Cruz - Outra.
Membro: Tereza Cristina dos Santos.
5.   2014-2016. FAPERJ No 10/2014 - Programa ?Apoio ao Estudo de Doencas Negligenciadas e Reemergentes: Novas estrategias terapeuticas na malaria grave
Descrição: A malária é a principal causa parasitária de morbidade e mortalidade em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, onde implica sérios custos sociais e econômicos levando à perpetuação da pobreza e retardando o crescimento econômico. Segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde, a doença continua presente em 106 países, colocando em risco praticamente metade da população mundial e matando cerca de 650.000 pessoas ao ano, em sua maioria crianças menores de cinco anos. Apesar da grande maioria dos casos de infecção malárica não apresentarem complicações, uma proporção dos indivíduos infectados com o Plasmodium evolui para uma forma grave. Uma grande mudança no conceito da malária ocorreu recentemente com a compreensão de que, além dos sintomas cerebrais, esta se trata de uma desordem complexa em diferentes sistemas, podendo levar à síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), insuficiência renal aguda e disfunção de múltiplos órgãos. A terapia adjuvante com estratégias imuno-moduladoras têm sido propostas para pacientes com malária grave, entretanto, até o momento, nenhuma estratégia evidenciou melhora do quadro sistêmico da malária. Ademais, poucos estudos foram realizados objetivando redução dos danos pulmonares e renais que contribuem para a gravidade da malária. A presente proposta tem como objetivo central identificar novos alvos terapêuticos através do estudo do papel de mediadores lipídicos, do sistema renina-angiotensina e da terapia com células tronco na lesão pulmonar e renal presente na malária grave. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Conceição de Souza - Integrante / Carmen Penido - Integrante / Bruno Lourenço Diaz - Integrante / Celso Caruso-Neves - Integrante / Ana Acacia de Sá Pinheiro - Integrante / Patricia Rieken Macedo Rocco - Coordenador / Marcelo Morales - Integrante / HENRIQUES, MARIA DAS GRAÇAS - Integrante.
Membro: Mariana Conceicao de Souza.
6.   2014-Atual. Prospeccao e Monitoramento do Big Data em saude negligenciada: uma abordagem translacional do conhecimento em dengue e malaria via inteligencia competitiva 2.0
Descrição: Estudo multidisciplinar em Dengue e Malária considerando como Big Data em saúde. Consiste considerar a análise translacional do conhecimento com ferramentas da Web 2.0, onde o monitoramento de informações estratégicas contribuam para a pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico do país e, desta forma, auxiliem os tomadores de decisão com cenários prospectivos, como auxílio nas atividades de C,TI... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Wanise Borges Gouvea Barroso - Integrante / Nubia Boechat - Integrante / Zulmira Maria de Araújo Hartz - Integrante / Jorge Lima de Magalhães - Coordenador / Adelaide Maria de Souza Antunes - Integrante / Maria Simone de Menezes Alencar - Integrante.
Membro: Wanise Borges Gouvea Barroso.
7.   2014-Atual. Registro de medicamentos na ANVISA
Descrição: Este projeto envolve as principais temáticas e quesitos chaves do registro de diferentes classe dos medicamentos na agência regulatória brasileira frente à legislação brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Priscila da Nobrega Rito - Coordenador / Soraya Mileti da Costa - Integrante / Alba Lucia Silva do Nascimento - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Priscila da Nobrega Rito.
8.   2014-2017. Uma nova rota sintetica e desenvolvimento em larga escala do etambutol, farmaco essencial no tratamento da tuberculose
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Regina Brandão Gomes - Coordenador / Marcus Vinicus Nora de Souza - Integrante / Cristiane França da Costa - Integrante / Camila Theodoro das Neves - Integrante.
Membro: Claudia Regina Brandao Gomes.
9.   2014-Atual. Use of secretion inhibitors as novel antifungal drugs
Descrição: Projeto apoiado pelo Wellcome Trust, modalidade Inovação e Ciências Translacionais. Premiado com o Pathfinder Award.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Carmen Penido Monteiro - Integrante / Marcio Lourenço Rodrigues - Coordenador / Fernanda Lopes Fonseca - Integrante / Debora Leite Oliveira - Integrante / Priscila Costa Albuquerque - Integrante / Joffe, Luna S. - Integrante.
Membro: Carmen Penido Monteiro.

2013

1.   2013-Atual. Apoio as Instituicoes de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro/FAPERJ ?Busca de alternativas terapeuticas e identificacao de novos terapeuticos na resposta inflamatoria envolvidas na fisiopatologia da malaria grave e na infeccao por Mycob
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Penido Monteiro - Integrante / Elaine Cruz Rosas - Integrante / Mariana Conceição Souza - Integrante / Henriques, Maria Graças - Coordenador / Patricia Rieken Macedo Rocco - Integrante / Carlos Morel - Integrante.
Membro: Carmen Penido Monteiro.
2.   2013-Atual. Avaliacao da atividade biologica, toxigenica e identificacao das substancias quimicas de extratos de Eugenia sp.
Descrição: Nas últimas décadas tem se observado uma atenção crescente quanto ao uso de terapias complementares ou alternativas e, dentre elas, destaca-se o uso de fitoterápicos. No Brasil, esse é um tipo de terapia muito difundido, especialmente entre os idosos e as classes menos favorecidas. Contudo, uma preocupação com os fitoterápicos advém do fato de que seu uso é, muitas vezes, associado ao conceito de inocuidade, de forma a ser corrente o pensamento de que, se não fazem o bem, mal não farão. Entretanto, o uso indiscriminado e concomitante a outras terapias prescritas por profissionais de saúde podem conduzir a interações medicamentosas e reações adversas importantes. Como podemos observar, a fitoterapia tem crescido exponencialmente nos últimos anos e apesar de utilizada pela humanidade há séculos, passou a fazer parte da moderna prática médica. Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 48/2004, entende-se por Fitoterápico um ?medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas vegetais?. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade (ANVISA, 2004). Um ponto a ser avaliado no uso de plantas medicinais e o emprego clínico de medicamentos fitoterápicos no Brasil é a dificuldade de controle de qualidade dos mesmos. Essa dificuldade se deve à falta de estudos sobre a variação do teor dos constituintes (sazonalidade e composição química sem uniformidade) e/ou à falta de protocolos ou metodologias adequados para o isolamento, identificação e pureza dos constituintes químicos presentes na planta; identificação botânica equivocada; presença de contaminantes (corpos estranhos, micro-organismos, biocidas); embalagem inadequada; bula irregular (posologia empírica, ausência de comprovações farmacológicas, toxicológicas e clínicas) e determinação empírica do prazo de validade. Ou seja, os medicamentos fitoterápicos ainda não possuem status de medicamento ético que lhe garanta eficácia, segurança e qualidade (PINTO, 2002; SIMÕES, 2000; YUNES, 2001; CALIXTO, 2001; MIGUEL, 2004). Com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS ? Portaria n.971/06, que promove a utilização de plantas medicinais, medicamentos fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia, aumenta a preocupação com a melhoria da qualidade de produtos e segurança na utilização das mesmas. Embora a maioria dos artigos e publicações científicas avalie a atividade biológica dos produtos naturais, deve-se reconhecer que, nas preparações de uso popular, não há estudos comprovando que a dose empregada seja ou não suficiente para que a atividade ocorra. Considerando a diversidade da nossa flora e as variedades climáticas existentes, percebe-se a necessidade de normalizar as tecnologias de produção vegetal com a finalidade de promover a homogeneidade da composição fitoquímica. Assim, esse projeto tem como objetivos avaliar o potencial antimicrobiano de diferentes concentrações de extratos e também de formulações populares de plantas potencialmente medicinais; pesquisar a composição química de diferentes espécies; desenvolver uma metodologia por RMN para quantificação de compostos com potencial terapêutico em extratos brutos de plantas, extratos-fluidos e soluções alcoólicas de drogas in natura que possa comprovar a composição química, a identidade e a uniformidade do princípio ativo; Registrar, validar e catalogar o perfil fitoquímico (fingerprint) através de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) dos extratos produzidos, e verificar o potencial tóxico dos extratos pesquisados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Erika Martins de Carvalho - Integrante / JOSELI MARIA DA ROCHA NOGUEIRA - Coordenador / Julia Maia Galvão de Queiroz - Integrante / Luisa saisse melo - Integrante / Jaime Antonio Abrantes - Integrante / Felipe Carvalho da Conceição - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Erika Martins de Carvalho.
3.   2013-Atual. Avaliacao quimico-tecnologica e do mecanismo de acao envolvido na resposta anti-inflamatoria em artrite experimental de microcapsulas de oleo de copaiba
Descrição: O óleo de copaíba ou bálsamo de copaíba é empregado na medicina popular para diferentes enfermidades, especialmente na região amazônica, onde também representa uma atividade social e econômica. Entre as diferentes atividades descritas popularmente para a copaíba destacam-se a atividade antimicrobiana e anti-inflamatória. A literatura científica tem demonstrado que o conteúdo de sesquiterpenos do óleo de copaíba tem relação com o aumento da atividade anti-inflamatória. Sesquiterpenos com núcleos cariofilênicos do tipo, cariofileno e humuleno, apresentam elevada atividade antiinflamatória e estão presentes nos óleos de copaíba. Nosso grupo de pesquisa demonstrou que fração volátil do óleo de copaíba rica em -cariofileno apresentou atividade anti-inflamatória na pleurisia e edema de pata induzidos em camundongos e os ensaios de toxicidade aguda, a fração volátil não foi letal 24h após a administração oral nas doses de 2000 e 5000 mg/Kg, indicando que a fração volátil não apresenta efeito tóxico agudos. A artrite é uma doença sistêmica articular degenerativa, caracterizada pela destruição progressiva da cartilagem e de estruturas ósseas das articulações. Dentre as artropatias crônicas inflamatórias, a artrite reumatóide é a mais prevalente e a maior responsável por invalidez, temporária ou permanente. Além disso, acomete principalmente a faixa etária da polução que mais cresce no mundo, os idosos e em maior índice as mulheres. A farmacoterapia disponível para esta doença consiste principalmente de e AINEs para o controle da dor, com uso seletivo de baixa dose oral ou intra-articular de glicocorticóides, fármacos que causam efeitos adversos, entre eles a gastrite e úlceras gástricas. A utilização de produtos de origem natural tem apresentado potencial efeito contra a artrite (ex. curcumina, polifenóis, quercetina, ?silymarin?, ácido boswellico). A fração volátil do óleo de copaíba ainda não foi envesgada no processo inflamatória da artrite, mas como resultados da literatura apontam um potencial efeito antiinflamatória desta fração, assim como do b-carifileno, um dos principais componentes na fração, o projeto em questão tem por objetivo avaliar a ação antiinflamatória da fração volátil e do b-cariofileno na artrite experimental, assim como desenvolver uma forma farmacêutica sólida de administração oral (microcápulas) para veicular a fração volátil e também avaliar o potencial antiinflamatório desta preparação. No desenvolvimento das microcápsulas serão empregados polímeros naturais produzidos no país e de baixo custo, quando comparados aos convencionais empregados na indústria farmacêutica. A técnica de microencapsulação por coacervação seguida por secagem e spray-drying que é largamente empregada na indústria farmacêutica em escala industrial. Desta forma o projeto tem um caráter inovador em todo o desenvolvimento tecnológico, desde o emprego do ativo, passando pelo desenvolvimento da preparação farmacêutica e a avaliação farmacológica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mônica Freiman de Souza Ramos - Coordenador / Elaine C Rosas - Integrante / Maria das Graças MO Henriques - Integrante / Monica Cristina Carvalho da Silva - Integrante / Lucas dos Santos Farinazzo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Monica Freiman de Souza Ramos.
4.   2013-Atual. Bioconversao do limoneno: obtencao de derivados perilicos com atividade anticancer
Descrição: Projeto inserido na linha de pesquisa Bioconversão enzimática e microbiana visando a obtenção de fármacos. O projeto enfoca a obtenção de ácido perílico a partir do limoneno utilizando a levedura Yarrowia lipolytica para a bioconversão. Visa-se o desenvolvimento de um medicamento para tratamento de câncer com base em compostos perílicos. O projeto é desenvolvido em parceria entre Farmanguinhos e o Instituto de Química da UFRJ (Convênio 23/2002 - FIOCRUZ/UFRJ; 19° Termo aditivo) e faz parte do Portfólio de Inovação da Fiocruz.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Antonieta Ferrara - Coordenador / Elba Pinto da Silva Bon - Integrante / Antonio Carlos Siani - Integrante / Paulo S Bergo de Lacerda - Integrante / Marcelo Raul Romero Tappin - Integrante / Felipe Knopp - Integrante / André Luiz Franco Sampaio - Integrante / Paula Gomes dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 4
Membro: Maria Antonieta Ferrara.
5.   2013-Atual. Desenvolvimento quimico-tecnologico do oleo de copaiba e de sua fracao volatil: qualificacao quimica e veiculacao farmaceutica do oleo para uso terapeutico.
Descrição: O objetivo deste projeto é a avaliação química da oleoresina de copaíba comercial proveniente de uma Cooperativa de extrativismo vegetal do Estado do Acre, bem como a obtenção da fração volátil da oleorresina e sua veiculação em uma forma farmacêutica de liberação colônica e posterior investigação em modelo animal de doença inflamatória intestinal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . Integrantes: Mônica Freiman de Souza Ramos - Coordenador / Elaine C Rosas - Integrante / Maria das Graças MO Henriques - Integrante / Osvaldo de Freitas - Integrante / Leonardo Noburo Seito - Integrante.
Membro: Monica Freiman de Souza Ramos.
6.   2013-2015. FAPERJ No 32/2013: Apoio as Instituicoes de Ensino e Pesquisa Sediadas no RJ:Busca de alternativas terapeuticas e identificacao de novos terapeuticos na resposta inflamatoria envolvidas na fisiopatologia da malaria grave e na infeccao por mycobacterium SP
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Conceição de Souza - Integrante / Elaine Cruz Rosas - Integrante / Carmen Penido - Integrante / HENRIQUES, MARIA DAS GRAÇAS - Coordenador.
Membro: Mariana Conceicao de Souza.
7.   2013-2016. FAPERJ No 41/2013 - Programa Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no RJ: Desenvolvimento de novas estrategias terapeuticas em doencas negligenciadas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Conceição de Souza - Integrante / Carmen Penido - Integrante / Ana Acacia de Sá Pinheiro - Coordenador.
Membro: Mariana Conceicao de Souza.
8.   2013-Atual. Planejamento, sintese e avaliacao de derivados azolicos com potencial atividade contra o cancer
Descrição: Auxílio à Pesquisa - APQ1 (2013 /1) - FAPERJ. Processo E-26/111.363/2013. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Claudia Regina Brandão Gomes - Coordenador / Victor Facchinetti - Integrante / Thatyana Rocha Alves Vasconcelos - Integrante / Marcus Vinícius Nora de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Claudia Regina Brandao Gomes.
9.   2013-Atual. Processo continuo de separacao dos enantiomeros do praziquantel para aplicacao no tratamento de esquistossomose
Descrição: Edital FAPERJ Nº 09/2013 - Programa de Apoio às Engenharias - 2013 Projeto voltado para o desenvolvimento de um processo de separação dos enantiômeros de praziquantel com vistas à formulação de um medicamento pediátrico palatável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helvécio Vinícius Antunes Rocha - Integrante / Amaro Gomes Barreto Jr. - Integrante / Marcio Nele de Souza - Integrante / Evaristo Chalbaud Biscaia Junior - Coordenador / Frederico Wanderley Tavares - Integrante / Mauricio Bezerra de Souza Junior - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Helvecio Vinicius Antunes Rocha.
10.   2013-Atual. Pro-Farmacos ? da Sintese a Toxicologia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Nubia Boechat Andrade - Integrante / Claudia A.F. Aiub - Integrante / Israel Felzenszwalb - Coordenador / Maria de Nazare Correia Soeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 3
Membro: Nubia Boechat Andrade.
11.   2013-2016. Rede de Padronizacao dos oleos de Andiroba e Copaiba da Amazonia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Claudia Fernandes Amaral - Integrante / Jefferson R de Andrade Silva - Coordenador / Silvia L Basso - Integrante.
Membro: Ana Claudia Fernandes Amaral.
12.   2013-Atual. Supramolecularidade Aplicada ao Desenvolvimento de Novas Formas Solidas de Farmacos
Descrição: O projeto consistirá na produção e caracterização de polimorfos e co-cristais dos fámacos a partir de diferentes condições físico-químicas (reações em solução e reações mecanoquímicas) e de diferentes co-formadores, como ácidos dicarboxilicos e aminoácidos, a partir do levantamento bibliográfico sobre polimorfismo em fármacos e diferentes estratégias de obtenção de cristais. Então, com os compostos obtidos serão realizados estudos de caracterização estruturais e químicas (solubilidade, estabilidade, entre outras) avaliando a potencialidade das novas formas sólidas dos fármacos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Helvécio Vinícius Antunes Rocha - Integrante / Lívia D. Prado - Integrante / Jackson Antonio Lamounier Camargos Resende - Coordenador. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Helvecio Vinicius Antunes Rocha.
13.   2013-Atual. Tecnologia Enzimatica Aplicada a Producao de Insumos na Area de Saude
Descrição: O projeto está inserido na linha de pesquisa Prospecção e Desenvolvimento de Produtos na Indústria Farmacêutica. Tem como objetivos pesquisar a produção, caracterização e aplicação de enzimas proteolíticas para a obtenção de fármacos e soros antiveneno.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Maria Antonieta Ferrara - Coordenador / Bon, Elba P. S. - Integrante / Raquel Elisa Silva-Lopez - Integrante / Marcus Vinicius de Castro Lima - Integrante / Helvio José Jalles Monteiro - Integrante / Luiz Guilherme Dias Heneine - Integrante / Mayara Micaela Alves Gomes - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
Membro: Maria Antonieta Ferrara.
14.   2013-Atual. Universal CNPq 475262/2013-1. Estudo dos mecanismos de desenvolvimento da malaria grave experimental:papel de mediadores inflamatorios de origem lipidica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Penido Monteiro - Integrante / Mariana Conceição Souza - Coordenador / Henriques, Maria Graças - Integrante / Patricia Rieken Macedo Rocco - Integrante / Ana Acácia Pinheiro - Integrante.
Membro: Carmen Penido Monteiro.
15.   2013-Atual. Universal CNPq. Mecanismos inflamatorios envolvidos na patologia da malaria grave e na infeccao por Mycobacterium sp.: busca de alternativas terapeuticas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Penido Monteiro - Integrante / Elaine Cruz Rosas - Integrante / Mariana Conceição Souza - Integrante / Henriques, Maria Graças - Coordenador / Carlos Morel - Integrante.
Membro: Carmen Penido Monteiro.
16.   2013-Atual. Universal/CNPq 474796/2013-2 - Faixa B. Papel de mediadores lipidicos na interacao de linfocitos T e macrofagos durante a infeccao com Mycobacterium sp.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Penido Monteiro - Coordenador / Maria Fernanda de Souza Costa e Silva - Integrante / Mariana Conceição Souza - Integrante / Claudio Canetti - Integrante / Henriques, Maria Graças - Integrante / catarina negreiros - Integrante / COSTA, THADEU - Integrante.
Membro: Carmen Penido Monteiro.
17.   2013-2016. Universal/CNPq-Estudo dos mecanismos de desenvolvimento da malaria grave experimental: papel de mediadores inflamatorios de origem lipidica
Descrição: A malária é a principal doença parasitária tropical, e causa a morte de cerca de 2 milhões de pessoas ao ano, uma taxa só comparável às causadas pela AIDS. Segundo dados da OMS, a cada 30 segundos uma criança africana morre vítima da malária e a cada ano 500 milhões de pessoas são afetadas por esta doença. Além dos sintomas cerebrais, a malária se caracteriza por apresentar uma desordem complexa em diferentes sistemas, podendo levar à lesão pulmonar aguda (LPA), à síndrome do desconforto respiratório agudo (SARS), à insuficiência renal aguda e à disfunção de múltiplos órgãos. Tais patologias ocorrem em consequência da liberação sistêmica de diversos mediadores pró-inflamatórios, principalmente citocinas como TNF-α, quimiocinas e aumento da expressão de moléculas de adesão como LFA-1 em leucócitos e ICAM-1 e VCAM-1 em células endoteliais. No entanto, o papel de mediadores inflamatórios característicos da resposta inflamatória aguda, como mediadores lipídicos não está bem descrito. A participação das enzimas cicloxigenase e citocromo P450 e seus derivados durante a malária vem sendo amplamente abordado, no entanto, a participação de metabólitos resultantes da ação de enzimas da família das lipoxigenases (LO) durante a malária grave não está bem estabelecido. Nos últimos 30 anos, a lipoxina (LX), um mediador inflamatório derivado da 5-LO, vem ganhando destaque. Apesar de as LX serem descritas como participantes da resolução da resposta inflamatória, seu mecanismo de ação envolve tanto o antagonismo de mediadores pró-inflamatórios como o recrutamento de monócitos para o sítio inflamatório. Um exemplo da atividade antiinflamatória das LX é a diminuição da expressão de ICAM-1 por células endoteliais ativadas por TNF-α e pré-tratadas com ATL. Os autores mostraram ainda que a ATL leva a diminuição da expressão de ICAM-1 ao induzir a expressão da enzima hemeoxigenase-1. Ao longo dos anos, nosso grupo vem estudando o papel de mediadores e células inflamatórias no desenvolvimento de patologias causadas pela infecção por microorganismos. Mostramos que a LXA4 é capaz de inibir a migração de neutrófilos em respostas inflamatórias de origem fúngica (Conte, 2010) bem como a resposta edematogênica induzida por diversos mediadores inflamatórios (Menezes-de-Lima, 2006). Resultados preliminares sugerem que durante a infecção por Plasmodium berghei a lesão pulmonar aguda em camundongos deficientes da expressão de 5-lipoxigenase e, conseqüentemente, da produção de LTB4, é menor quando comparada com animais não-deficientes. Além disso, observamos também que o tratamento com LXA4 diminui a expressão de ICAM-1 em células endoteliais ativadas com hemácias infectadas com P. falciparum, além de diminuir os sintomas de malária grave em camundongos suscetíveis à infecção por P. berghei. Tais observações sugerem que mediadores lipídicos podem ter um papel ao longo do desenvolvimento da patologia induzida pela infecção com P. berghei, ratificando a importância do estudo me mediadores lipídicos durante a malária cerebral murina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Conceição de Souza - Coordenador / Carmen Penido - Integrante / Ana Acacia de Sá Pinheiro - Integrante / HENRIQUES, MARIA DAS GRAÇAS - Integrante.
Membro: Mariana Conceicao de Souza.
18.   2013-2016. Visao de Futuro para o Portfolio das Industrias Farmaceuticas: uma abordagem das tendencias tecnologicas como subsidio a gestao estrategica
Descrição: As inovações farmacêuticas são um desafio constante para a vanguarda das empresas e para o tratamento das doenças da humanidade. Não obstante, os medicamentos existentes para o tratamento das mazelas no país tropical, como o Brasil, necessitam de constante monitoramento em razão da carga global de doenças e as respectivas ações de saúde pública para atualização e/ou manutenção dos protocolos existentes. Nesse sentido, as ferramentas de Gestão do Conhecimento, como Web 2.0, podem auxiliar na identificação de cenários prospectivos para o Portfólio de Empresas farmacêuticas, a fim de obter tendências tecnológicas de novas moléculas, protocolos, mapeamento por TRM etc. Este cenário está no ambiente do BIG DATA em saúde. Assim, demonstrar o cenário atual e prospectivo para linhas de produtos, coloca o Brasil em posição de vanguarda a fim de proporcionar uma gestão tecnológica mais eficiente para as pesquisas, desenvolvimento e inovação em fármacos e/ou medicamentos, bem como na elaboração de Políticas Públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Jorge Lima de Magalhães - Coordenador / Adelaide Maria de Souza Antunes - Integrante / Suzana Borschiver - Integrante / Wanise Barroso - Integrante / Carla Cristina de Freitas da Silveira - Integrante / Luc Quoniam - Integrante / Zulmira Maria de Araújo Hartz - Integrante / Tatiana Aragão Figueiredo - Integrante. Financiador(es): Farmanguinhos/FIOCRUZ - Bolsa. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 11
Membro: Jorge Lima de Magalhaes.
Descrição: As inovações farmacêuticas são um desafio constante para a vanguarda das empresas e para o tratamento das doenças da humanidade. Não obstante, os medicamentos existentes para o tratamento das mazelas no país tropical, como o Brasil, necessitam de constante monitoramento em razão da carga global de doenças e as respectivas ações de saúde pública para atualização e/ou manutenção dos protocolos existentes. Nesse sentido, as ferramentas de Gestão do Conhecimento, como Web 2.0, podem auxiliar na identificação de cenários prospectivos para o Portfólio de Empresas farmacêuticas, a fim de obter tendências tecnológicas de novas moléculas, protocolos, mapeamento por TRM etc. Este cenário está no ambiente do BIG DATA em saúde. Assim, demonstrar o cenário atual e prospectivo para linhas de produtos, coloca o Brasil em posição de vanguarda a fim de proporcionar uma gestão tecnológica mais eficiente para as pesquisas, desenvolvimento e inovação em fármacos e/ou medicamentos, bem como na elaboração de Políticas Públicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Wanise Borges Gouvea Barroso - Integrante / Carla Cristina de Freitas da Silveira - Integrante / Zulmira Maria de Araújo Hartz - Integrante / Suzana Borschiver - Integrante / Jorge Lima de Magalhães - Coordenador / Luc Quoniam - Integrante / Adelaide Maria de Souza Antunes - Integrante / Ana Caroline Nunes Bastos - Integrante.
Membro: Wanise Borges Gouvea Barroso.

2012

1.   2012-2016. Apoio ao Estudo de Doencas Reemergentes e Negligenciadas - 2012/FAPERJ - Imunopatogenese da lesao pulmonar aguda e da disfuncao renal durante a malaria grave: identificacao de novos alvos terapeuticos
Descrição: A malária é a principal causa parasitária de morbidade e mortalidade em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, onde implica sérios custos sociais e econômicos levando à perpetuação da pobreza e retardando o crescimento econômico. Segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde, a doença continua presente em 106 países, colocando em risco praticamente metade da população mundial e matando cerca de 650.000 pessoas ao ano, em sua maioria crianças menores de cinco anos. Apesar da grande maioria dos casos de infecção malárica não apresentarem complicações, uma proporção dos indivíduos infectados com o Plasmodium evolui para uma forma grave. Uma grande mudança no conceito da malária ocorreu recentemente com a compreensão de que, além dos sintomas cerebrais, esta se trata de uma desordem complexa em diferentes sistemas, podendo levar à síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), insuficiência renal aguda e disfunção de múltiplos órgãos. A terapia adjuvante com estratégias imuno-moduladoras têm sido propostas para pacientes com malária grave, entretanto, até o momento, nenhuma estratégia evidenciou melhora do quadro sistêmico da malária. Ademais, poucos estudos foram realizados objetivando redução dos danos pulmonares e renais que contribuem para a gravidade da malária. A presente proposta tem como objetivo central identificar novos alvos terapêuticos através do estudo do papel de mediadores lipídicos, do sistema renina-angiotensina e da terapia com células tronco na lesão pulmonar e renal presente na malária grave.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mariana Conceição de Souza - Integrante / Carmen Penido - Integrante / Caludio Canetti - Integrante / Bruno Lourenço Diaz - Integrante / Celso Caruso-Neves - Integrante / Ana Acacia de Sá Pinheiro - Integrante / Maria das Gracas Muller de Oliveira Henriques - Coordenador / Patricia Rieken Macedo Rocco - Integrante / Marcelo Morales - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Mariana Conceicao de Souza.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Penido Monteiro - Integrante / Maria das Graças Muller de Oliveira Henriques - Coordenador / Mariana Conceição Souza - Integrante / Claudio Canetti - Integrante / Bruno Lourenço Diaz - Integrante / Patricia Rieken Macedo Rocco - Integrante.
Membro: Carmen Penido Monteiro.
2.   2012-Atual. Avaliacao in vitro e in vivo do efeito do oleo de copaiba sobre a permeabilidade cutanea e a atividade antiinflamatoria topica do celecoxibe
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mônica Freiman de Souza Ramos - Integrante / Elaine C Rosas - Integrante / Maria Bernadete Riemma Pierre - Coordenador.
Membro: Monica Freiman de Souza Ramos.
3.   2012-Atual. Brasil Saude Amanha
Descrição: Prospecção estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Augusto Grabois Gadelha - Integrante / José Noronha - Integrante / Francisco Viacava - Integrante / Telma Cruz Pereira - Integrante / Maria Lucia Werneck Vianna - Integrante / Luciana Dias de Lima - Integrante / Gustavo Souto de Noronha - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Laís Silveira Costa - Integrante / Célia Regina Pierantoni - Integrante / Sábado Girardi - Integrante / José Maldonado - Integrante / Antonio Tadeu de Oliveira - Integrante / Paulo Ernani Gadelha Vieira - Coordenador / Salvador Werneck Vianna - Integrante.
Membro: Carlos Augusto Grabois Gadelha.
4.   2012-Atual. Desenvolvimento e avaliacao biologica de microcapsulas de oleo de peixe
Descrição: Os óleos de peixe são uma importante fonte de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (AG),principalmente os ácidos eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA). AG ômega-3 constituem um relevante alvo de pesquisa na modulação das respostas inflamatória e imunológica. Foram relatados os efeitos benéficos dos ácidos graxos ômega-3 na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, sendo seu consumo recomendado pela American Heart Association. Nos Estados Unidos, há dois medicamentos à base de óleo de peixe autorizados pelo FDA para uso por prescrição médica. No Brasil, há somente um medicamento à base de óleo de peixe, na forma de cápsula gelatinosa, cujo registro na ANVISA está expirado. Uma preocupação das indústrias farmacêuticas e alimentícias é a veiculação de óleos sob uma forma mais estável, visto que estes são passíveis de peroxidação e isomerização devido a seu elevado grau de insaturação. Outro questionamento quanto ao desenvolvimento de novas formulações contendo AG ômega-3 diz respeito à sua eficácia. Neste contexto, o presente projeto visa ao desenvolvimento de microcápsulas aprimoradas de biopolímero pectina-caseína contendo óleo de peixe rico em ácidos graxos ômega-3 por meio de abordagens tecnológicas, à avaliação da ação e eficácia do óleo de peixe através de ensaios em animais e à avaliação da liberação do óleo de peixe microencapsulado por meio de ensaios in vitro. O biopolímero pectina-caseína é uma alternativa promissora de desenvolvimento farmacêutico para microencapsular óleos fixos, permitindo uma redução efetiva dos processos oxidativos. A realização de ensaios in vivo trará um avanço em relação aos resultados disponíveis na literatura, obtidos em modelos nutricionais e em outros modelos farmacêuticos, possibilitando o desenvolvimento de uma nova forma farmacêutica para veicular AG ômega-3. Adicionalmente, os ensaios in vitro permitirão propor um modelo de liberação para o óleo de peixe a partir das microcápsulas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mônica Freiman de Souza Ramos - Integrante / Gisela Maria Dellamora Ortiz - Coordenador / Biianca Waruar P. Lobo - Integrante / Ana Luiza Palhares de Miranda - Integrante / Monique dos Santos Teixeira - Integrante. Número de orientações: 2
Membro: Monica Freiman de Souza Ramos.
5.   2012-2013. Desenvolvimento e avaliacao de novos sistemas de liberacao de farmacos para o tratamento da leishmaniose
Descrição: Edital FAPERJ nº 03/2012 - Apoio ao Estudo de Doenças Reemergentes e Negligenciadas ? 2012. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helvécio Vinícius Antunes Rocha - Integrante / Flávia Almada do Carmo - Integrante / Aline Fraga - Integrante / Carlos Rangel Rodrigues - Integrante / Lúcio Mendes Cabral - Coordenador.
Membro: Helvecio Vinicius Antunes Rocha.
6.   2012-2014. Determinacao da melhor epocoa do ano para edxtracao da oleo-resina de copaiba (copaifera L.) para uso na industria de farmacos
Descrição: O projeto será realizado na área de floresta nativa do campo experimental da Embrapa Acre e será executada em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP campus Ribeirão Preto). A execução do projeto está dividida em três planos de ação (Gestão, Mapeamento e identificação taxonômica de morfo-espécies de Copaifera L. e Perfil físico-químico sazonal do óleo-resina de Copaifera L.).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Mônica Freiman de Souza Ramos - Coordenador / Marcos Jun Nakamura - Integrante / Antonio Carlos Siani - Integrante / Osvaldo de Freitas - Integrante / Lucia Helena O. Wadt - Integrante / Ernestino de Souza Gomes Guarino - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Monica Freiman de Souza Ramos.
7.   2012-Atual. MICROENCAPSULACAO DA FRACAO VOLATIL DA OLEO-RESINA DE COPAIBA POR UM BIOPOLIMERO NATURAL E AVALIACAO FARMACOLOGICA DA FORMA FARMACEUTICA OBTIDA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Freiman de Souza Ramos - Coordenador / Elaine C Rosas - Integrante / Maria das Graças MO Henriques - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Monica Freiman de Souza Ramos.
8.   2012-Atual. Metodos microbiologicos para o controle de qualidade na industria farmaceutica
Descrição: O projeto está inserido na linha de pesquisa Avaliação de Produtos Farmacêuticos e visa o desenvolvimento e verificação de métodos microbiológicos empregados no controle de qualidade da indústria farmacêutica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Maria Antonieta Ferrara - Coordenador / Luciana Veloso da Costa - Integrante / Érica Louro da Fonseca - Integrante / Fabiane Ramos Rebello - Integrante / Célia Maria Carvalho Pereira Araújo Romão - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
Membro: Maria Antonieta Ferrara.
9.   2012-2016. PAPES/CNPq - Papel de mediadores inflamatorios de origem lipidica no desenvolvimento da malaria severa experimental
Descrição: A malária é a principal doença parasitária tropical, e causa a morte de cerca de 2 milhões de pessoas ao ano, uma taxa só comparável às causadas pela AIDS. A morte do hospedeiro durante a malaria grave é consequência da liberação sistêmica de diversos mediadores pró-inflamatórios, principalmente citocinas e quimiocinas. No entanto nem todos os indivíduos desenvolvem a malária cerebral. Já foi observado que a intensidade da resposta inflamatória do hospedeiro está diretamente relacionada ao agravamento da doença. De fato já foi demonstrado que suscetibilidade de camundongos C57Bl6 ao modelo de malária severa experimental (ESM) está relacionada ao aumento de expressão de ICAM-1 no endotélio e ao sequestro conseqüente da adesão de leucócitos. Já a expressão da enzima hemeoxigenase-1 (HO-1) em camundongos Balbc levam a diminuição da expressão de ICAM-1 e sequestro celular, conferindo a esta linhagem a resistência a ESM. Durante o processo inflamatório o ácido araquidônico atua como substrato para diversas enzimas como as lipoxigenases (LO), cicloxigenases (COX) e o citocromo P450. A participação das enzimas COX e citocromo P450 e seus derivados durante a malária já foram estudados, no entanto, a participação de metabólitos resultantes da ação de enzimas da família das LO durante a malária grave não está bem estabelecido. Nos últimos 30 anos, a lipoxina (LXA4), um mediador inflamatório derivado da 5-LO, vem ganhando destaque. Apesar de as LXA4 serem descritas como participantes da resolução da resposta inflamatória, seu mecanismo de ação envolve tanto o antagonismo de mediadores pró-inflamatórios como o recrutamento de monócitos para o sítio inflamatório. Um exemplo da atividade antiinflamatória das LXA4 é a diminuição da expressão de ICAM-1 por células endoteliais ativadas por TNF-α e pré-tratadas com LXA4. Os autores mostraram ainda que a LXA4 leva a diminuição da expressão de ICAM-1 ao induzir a expressão da enzima HO-1. Apesar da grande importância dos mediadore. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mariana Conceição de Souza - Coordenador / Carmen Penido - Integrante / Maria das Gracas Muller de Oliveira Henriques - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Mariana Conceicao de Souza.
10.   2012-Atual. Sintese de Imidazois com Potenciais Aplicacoes Medicinais via uma Metodologia Verde
Descrição: O movimento relacionado com o desenvolvimento da Química verde começou no início de 1990, principalmente nos EUA, Inglaterra e Itália. O nosso grupo, (SOA Síntese Orgânica Ambiental), tem se dedicado ao desenvolvimento de metodologias verdes desde de 1996. Principalmente no estudo de solventes. Nossa primeira publicação no assunto data de 1999, quando estudamos reações de Adição de Michael em água sem agentes de transferência de fase. Em 2001, publicamos nossos estudos de reações de Adição de Michael em água estereosseletiva, sendo reconhecido mundialmente como o primeiro exemplo deste tipo de reação estereosseletiva no Chemical Review. Na última década, temos nos dedicado a desenvolver metodologias verdes para a síntese de várias classes de compostos, dentre eles compostos heterocíclicos de interesse medicinal. Os imidazóis servem como blocos de construção na síntese de moléculas mais complexas, entre elas encontram-se, alguns fármacos que possuem atividade biológica tais como antimicrobiana, anti-inflamatória, antialérgica, analgésica, antitubercular, entre outras. Alguns exemplos de fármacos comerciais que possuem o núcleo de imidazol são o Omeprazol, Cetoconazol, Losartan e Olmesartan. O objetivo do projeto é desenvolver uma metodologia verde para síntese de imidazóis com potenciais atividade biológica. A metodologia passa por duas reações one pot e utilização de solventes verdes na reação multicomponente de Radziszewski. Entre os solventes orgânicos considerados como verdes encontra-se os carbonatos orgânicos que são diésteres do ácido carbônico. Esses ésteres são estáveis e podem ser utilizados como solventes tanto em aplicações acadêmicas como industriais da área de química. O Carbonato de Propileno (CP) faz parte desse grupo de compostos, e recentemente tem-se visto um grande interesse por este composto como um solvente verde em diferentes transformações químicas, isto porque possui propriedades como: não inflamável, não corrosivo, não tóxico, biodegradavel.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Erika Martins de Carvalho - Integrante / Joel Jones Junior - Integrante / Flavia Martins da Silva - Coordenador / JOSELI MARIA DA ROCHA NOGUEIRA - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Erika Martins de Carvalho.
11.   2012-Atual. Sintese de substancias com potencial atividade antimalarial
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Regina Brandão Gomes - Coordenador / Victor Facchinetti - Integrante / Marcus Vinícius Nora de Souza - Integrante / Ivson Lelis gama - Integrante.
Membro: Claudia Regina Brandao Gomes.
12.   2012-Atual. Sintese e avaliacao biologica de potenciais antimicrobianos
Descrição: O foco principal deste projeto é desenvolver novos potenciais antimicrobianos obtidos apartir de diferentes sistemas heterociclicos.Os compostos serão testados frente a diferentes cepas bacterianas e fúngicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Erika Martins de Carvalho - Coordenador / JOSELI MARIA DA ROCHA NOGUEIRA - Integrante / July A. Hernández Muñoz - Integrante / Jaime Antonio Abrantes - Integrante / ADRIELE FERREIRA PEREIRA - Integrante.
Membro: Erika Martins de Carvalho.
13.   2012-2013. Sintese, bioprospeccao, bioensaios, desenvolvimento nanotecnologico e simulacao computacional de compostos bioativos com potencial uso terapeutico contra doencas infecciosas e parasitarias
Descrição: Edital FAPERJ nº 19/2011 - Pensa Rio ? Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro ? 2011. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helvécio Vinícius Antunes Rocha - Integrante / Lúcio Mendes Cabral - Integrante / Carlos Rangel Rodrigues - Coordenador / Flávia Almada do Carmo - Integrante / Helena Castro - Integrante / Aline Fraga - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Helvecio Vinicius Antunes Rocha.
14.   2012-Atual. Uso de espectroscopia Raman para avaliacao de insumos e formulacoes farmaceuticas
Descrição: O projeto é uma cooperação entre Farmanguinhos/FIOCRUZ, o INMETRO e a UFF para uso de Raman como ferramenta analítica de avaliação de insumos e formulações farmacêuticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Helvécio Vinícius Antunes Rocha - Coordenador / Lívia D. Prado - Integrante / Luiz Fernando Cappa de Oliveira - Integrante.
Membro: Helvecio Vinicius Antunes Rocha.
15.   2012-Atual. USO E CULTIVO RACIONAIS DE PLANTAS MEDICINAIS E PLANTAS ALIMENTICIAS NAO CONVENCIONAIS (PANC) PELOS AGRICULTORES DA MICROBACIA DO RIO CACHOEIRA GRANDE EM MAGE/RJ
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Mônica Freiman de Souza Ramos - Integrante / Mirian Ribeiro Leite Moura - Integrante / André Luis de Alcantara Guimaraes - Integrante / Ana Cláudia de Macêdo Vieira - Coordenador / Sérgio Manuel Serra da Cruz - Integrante / Elaine Santiago Brilhante de Albuquerque - Integrante / Alexandre dos Santos Pyrrho - Integrante / Hilton Antônio Mata dos Santos - Integrante / Ângelo Samir Melim Miguel - Integrante.
Membro: Monica Freiman de Souza Ramos.


Data de processamento: 31/07/2018 14:20:31