Perfil dos docentes e discentes do PPG MP de Farmanguinhos - Avaliação 2010-2016

Andre Ribeiro de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia de Produção com área de concentração em Gestão e Inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Foi professor assistente e adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor colaborador da Pós-Graduação em Design da mesma instituição. É avaliador de projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), tendo já sido contemplado com projetos de extensão na área de empreendedorismo e inovação. Possui experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Mapas Estratégicos e Gestão por Indicadores de Desempenho, Análise da Estratégia Empresarial, Gestão da Inovação Tecnológica, Gestão de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica e Design de Negócios.. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8100443134568049 (16/02/2018)
  • Rótulo/Grupo: Coorientador
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia Industrial. Rua São Francisco Xavier, 524, 5º andar, sala Bloco A 5030 Maracanã 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 23340088
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Produção
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2018-Atual. Design de Negocios
      Descrição: Esta linha de pesquisa leva os conceitos de design para apoiar a solução de problemas de natureza organizacional, seja no momento da concepção de um novo negócio, seja na gestão de uma empresa estabelecida no mercado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Ribeiro de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Andre Ribeiro de Oliveira.
    2. 2017-Atual. Em Busca da Efetividade de Incubadoras Universitarias
      Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo central promover ações orientadoras que levem à efetividade de incubadoras universitárias, no que tange o seu papel no contexto da Universidade Empreendedora. Neste sentido, elementos como o contexto do sistema nacional e regional de inovação, aspectos contidos nos conceitos de gestão empresarial, e o próprio papel do designer tornam-se discussões de base para a definição de regras que definem o projeto de incubadoras universitárias. Tais regras geradas pela pesquisa de design servem como estrutura conceitual (framework) para uma interação mais produtiva entre profissionais e acadêmicos. As fronteiras entre as duas naturezas epistemológicas muito distintas precisam ser trabalhadas com linguagens instrumentais que auxiliem acadêmicos e profissionais trabalharem juntos de forma produtiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: André Ribeiro de Oliveira - Coordenador / Thais Spiegel - Integrante / André Soares Monat - Integrante / Alessandro Valério Santos - Integrante / Alan Felismino da Silva - Integrante / Fernando DelCaro Secomandi - Integrante. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Andre Ribeiro de Oliveira.
    3. 2017-Atual. Visualizacao de Informacoes e suas Aplicacoes
      Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo a abordagem de métodos e técnicas inspiradas na visualização de informações que contribuam efetivamente para a experiência do usuário consumidor de tais informações. Uma das aplicações críticas que merece destaque é a visualização da informação em contratos eletrônicos. Em decorrência da revolução tecnológica e com a ascensão da sociedade em rede, vem se ampliando o número de negócios realizados por meios eletrônicos, principalmente diante das exigências de rapidez nas transações de alcance de escala mundial. Contudo, os contratos e documentos oriundos de meio eletrônico ainda causam incerteza quanto à sua validade e eficácia aos consumidores, o que gera uma forte insegurança jurídica para quem deseja se utilizar desses meios contratuais. Ou seja, o problema de excesso de dados e de informações produzidas gera grandes dificuldades na comunicação entre consumidores e empresas, causando incertezas, conflitos na tomada de decisões e até mesmo o desinteresse no uso desse meio. Como base metodológica, considera-se a ciência do design como abordagem pela qual os problemas devam ser tratados e as soluções propostas, considerando não só o componente teórico das questões tratadas, mas também os encaminhamentos e desdobramentos no mundo prático.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: André Ribeiro de Oliveira - Coordenador / André Soares Monat - Integrante / Renata Zappelli Marzullo - Integrante / Adriano B. Renzi - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Andre Ribeiro de Oliveira.
    4. 2017-Atual. Design e Gestao de Projetos
      Descrição: Esta linha de pesquisa consiste na investigação sobre o gerenciamento de projetos da área de Design, buscando métodos que apoiem a identificação de um projeto de Design, como são organizados, executados e geridos pelos seus responsáveis e como as práticas presentes em Gestão de Projetos são (ou deveriam ser) utilizadas. A competição entre as empresas tem aumentado a participação do design como ferramenta estratégica de negócio. A discussão no campo do design foi ampliada, e, além de abranger ?estilo? e ?estética?, hoje aborda questões como ?aprimoramento de produtos, serviços e processos?, ?geração de inovação? e ?eficiência operacional?. Seu foco está no desenvolvimento da experiência com o consumidor e na criação de produtos mais eficientes, nos setores público e privado. Sob este aspecto, torna-se fundamental definir o designer, enquanto uma competência central de empresas, tanto quanto estudar o papel do designer na gestão empresarial, especificamente na gestão de projetos. As ciências do design mostram-se, pois, promissoras como método de apoio à identificação de práticas e padrões que ajudam a definir regras que, por sua vez, podem ser utilizadas como base de sustentação de soluções organizacionais como a de gestão de projetos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: André Ribeiro de Oliveira - Coordenador / André Soares Monat - Integrante / Alessandra de Lucas Chazin Asp - Integrante.
      Membro: Andre Ribeiro de Oliveira.
    5. 2017-Atual. Principios Norteadores para o Projeto de Estrutura para o Ensino Empreendedor nas Universidades
      Descrição: O objetivo desta linha de pesquisa é a identificação de métodos e técnicas baseadas na Design Research que promova novos ou aprimore existentes modelos de educação empreendedora. Busca-se aqui tornar as ações projetuais compatíveis com os princípios definidores de Universidade Empreendedora. Especificamente, busca-se a criação de heurísticas baseadas em regras de projeto para concepção e implantação de estruturas de ensino presencial ou à distância, que garanta a efetividade na troca de conhecimentos voltados para o empreendedorismo empresarial e social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: André Ribeiro de Oliveira - Coordenador / Carlos Henrique Xerfan do Amaral - Integrante / Marina Vasconcelos Maluf de Barros - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Andre Ribeiro de Oliveira.
    6. 2015-Atual. Proposicao e Validacao de Indicadores de Universidade Empreendedora
      Descrição: O objetivo é contribuir para a criação de um sistema de indicadores que permita avaliar as atividades empreendedoras das universidades. Pode-se observar no cenário nacional e internacional uma tendência crescente das universidades se modificarem em direção ao que a literatura tem conceituado como Universidade Empreendedora... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: André Ribeiro de Oliveira - Coordenador / BRANCA REGINA CANTISANO DOS SANTOS E SILVA RISCADO TERRA - Integrante / João Alberto Neves dos Santos - Integrante / Guilherme Ary Plonski - Integrante / Mariana Almeida - Integrante / Adelaide Maria Coelho Baeta - Integrante / Maria Simone de Menezes Alencar - Integrante / MARIZA COSTA ALMEIDA - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Andre Ribeiro de Oliveira.
    7. 2010-Atual. Inovacao e Sociedade
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Ribeiro de Oliveira - Integrante / RICARDO MIYASHITA - Integrante / BRANCA REGINA CANTISANO DOS SANTOS E SILVA RISCADO TERRA - Coordenador / Mariza Costa Almeida - Integrante / Alzira Ramalho Pinheiro Assunção - Integrante.
      Membro: Andre Ribeiro de Oliveira.
    8. 2010-Atual. Inovacao na Gestao Publica
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: André Ribeiro de Oliveira - Integrante / BRANCA REGINA CANTISANO DOS SANTOS E SILVA RISCADO TERRA - Coordenador / Álvaro Vieira Lima - Integrante.
      Membro: Andre Ribeiro de Oliveira.
    9. 2008-2010. Gestao de Operacoes em Organizacoes Inovadoras
      Descrição: O objetivo deste projeto é estabelecer e consolidar uma rede de Programas de Pós-Graduação cujos membros desenvolvem historicamente pesquisas e projetos nas áreas da gestão de operações e da gestão da inovação. De tal forma que os trabalhos em curso e os resultados a serem gerados possam ser coordenados e difundidas entre estes, com o sentido de desenvolver e posteriormente divulgar um corpo de conhecimento centrado não na questão de ?porque inovar?, mas sim na de ?como inovar?. Trata-se, portanto, de um projeto para o desenvolvimento de um ?Modelo de Gestão de Operações em Organizações Inovadoras?, onde o objeto é a forma pela qual uma organização deve ser gerida, de forma que a geração de inovações esteja incorporada às suas práticas cotidianas, tanto em termos de produtos como de processos e soluções de gestão. O objetivo principal deste projeto é a consolidação de uma rede de atores, a ser denominada rede em Gestão de Operações em Organizações Inovadoras, para o desenvolvimento de conhecimento acerca da Gestão de Operações para o contexto das organizações que inovam ou precisam institucionalizar a inovação para geração em regime permanente. Para tal, se colocam como objetivos secundários a serem alcançados: - A discussão e desenvolvimento do conhecimento relacionado à natureza da pesquisa e dos métodos utilizados na Engenharia de Produção, em especial no que é relacionado aos conhecimentos ?Mode 2? e a ?design research?; - Disseminar as pesquisas realizadas pelos diversos atores da rede na temática de gestão de operações, em especial nas organizações caracterizadas como inovadoras; - Desenvolver o conhecimento relacionado à gestão de operações em organizações inovadoras a partir da combinação de experiências e pesquisas realizadas por cada um dos atores; - Consolidar o conhecimento desenvolvido em um Modelo de Gestão de Operações em Organizações Inovadoras, e eventuais vertentes, como por exemplo, variantes para grandes e pequenas empresas, ou específicas por setor; - Consolidar o conhecimento produzido no âmbito de trabalho da rede a partir de um plano de publicações estruturado, contemplando artigos internacionais e nacionais, teses e dissertações, livros, comunicações curtas e relatórios de projeto; - Formar pesquisadores ao longo da realização do projeto, sendo estes: dois doutores e quatro mestres; - Consolidar o conhecimento desenvolvido em uma disciplina de pós-graduação (mestrado ou doutorado) sobre o tema, que poderá ser ofertada nas universidades participantes do projeto; - Transferir o conhecimento desenvolvido no âmbito da rede para as empresas no setor produtivo, a partir do desenvolvimento de projetos e parcerias que estas empresas mantenham ou venham a manter com os atores da rede.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: André Ribeiro de Oliveira - Coordenador / Adriano Proença - Integrante / Rafael Gomes Clemente - Integrante / Roberto dos Santos Bartholo Junior - Integrante / Francisco José de Castro Moura Duarte - Integrante.
      Membro: Andre Ribeiro de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. II Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro - CREA/RJ.. 2012.
      Membro: André Ribeiro de Oliveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. 2º Simpósio de Pós-Graduação em Design da ESDI.Design de Informação: uma Revisão Sistemática. 2016. (Simpósio).
    2. The International Society for Professional Innovation Management. Sports Innovation: An Opportunity for Technological Companies based on Olympics. 2016. (Congresso).
    3. XIII Semana de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação da UNISUAM.Mesa Redonda: Educação, Educação, Ciência e Tecnologia. 2016. (Seminário).
    4. XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Uma Proposta de Concepção de Mapa Estratégico para a Incubadora de Empresas Phoenix da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Encontro).
    5. 1º Simpósio de Pós-Graduação em Design da ESDI.A Design Research como base para construção de aplicativo para a educação universitária. 2015. (Simpósio).
    6. 24ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Oficina de Plano de Negócios ? da bancada de pesquisa para o mercado. 2015. (Encontro).
    7. Interação Universidade-Empresa-Governo Um Caminho para a Criação de Universidades Empreendedoras.Interação Universidade-Empresa-Governo Um Caminho para a Criação de Universidades Empreendedoras. 2014. (Encontro).
    8. Indicadores de Inovação para MPEs: Há Consenso?.Elaboração de Indicadores de Inovação. 2011. (Encontro).
    9. Sessão Dirigida no XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Engenharia de Processos de Negócios - Repercussões para as Organizações. 2011. (Encontro).
    10. Sessão Dirigida do Encontro Nacional de Engeharia de Produção.Quadros Conceituais para Concepção de Indicadores de Desempenho para Avaliação de Pesquisa e Desenvolvimento das Organizações: Revisão da Literatura e Problemas do Campo de Pesquisa. 2009. (Encontro).
    11. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Uma Proposta de Modelo Cooperativista que Relacione Universidade e Empresa. 2007. (Encontro).
    12. VII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais.A Importância da Metodologia de Pesquisa na Área de Operações. 2004. (Seminário).
    13. XVI Seminário Nacional dos Estudantes de Engenharia. 1995. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • André Ribeiro de Oliveira ⇔ Fernando Medina (1.0)
        1. SILVA, B. M. S. R. ; MEDINA, F. ; ROCHA, H. V. A. ; OLIVEIRA, André Ribeiro de. Uso do indicador de eficácia global de equipamentos como ferramenta para melhoria contínua: estudo de caso aplicado à produção farmacêutica. S & G. Sistemas & Gestão. v. 11, p. 49-60, issn: 1980-5160, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (S & G. Sistemas & Gestão)

      • André Ribeiro de Oliveira ⇔ Helvécio Vinícius Antunes Rocha (1.0)
        1. SILVA, B. M. S. R. ; MEDINA, F. ; ROCHA, H. V. A. ; OLIVEIRA, André Ribeiro de. Uso do indicador de eficácia global de equipamentos como ferramenta para melhoria contínua: estudo de caso aplicado à produção farmacêutica. S & G. Sistemas & Gestão. v. 11, p. 49-60, issn: 1980-5160, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (S & G. Sistemas & Gestão)




    Data de processamento: 26/03/2018 19:06:17