Um portfólio digital é um site onde o aluno apresenta seus trabalhos e reflete sobre suas experiências ao longo do curso de Especialização. É também um espaço para o aluno se apresentar, definir metas e mostrar atividades extracurriculares (como experiências profissionais e acadêmicas, trabalho voluntário, estágios, hobbies, talentos etc.).
O portfólio digital favorece o engajamento do aluno pela integração do conhecimento, motivação, autorreflexão e, consequentemente, a melhoria dos resultados da aprendizagem. Ao ser mais ativo em seu aprendizado, o aluno tem a oportunidade de reelaborar, transformar e reconstruir criticamente o conhecimento. Construir o portfólio digital também ajudará o aluno na conexão entre o que está aprendendo nas aulas e como está aplicando na prática.
Por outro lado, é uma ferramenta que estimula o professor a direcionar suas atividades no sentido de orientar o aluno na construção do seu próprio conhecimento.
Qual é o requisito?
É um requisito do curso de Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêutica que os alunos criem um portfólio digital que contenha suas atividades e reflexões sobre essas atividades. O portfólio de cada aluno é compartilhado com os professores e com os outros alunos.
Como começar?
Ao ingressar no curso, é disponibilizado para o aluno um site privado para a construção do portfólio digital individual. Inicialmente, o aluno descreve sua trajetória acadêmica e profissional, correlacionando-a com suas expectativas do curso. Ao longo do curso, o portfólio é desenvolvido com atividades propostas e com postagens livres com reflexão, experiência e saberes.
O que adicionar no portfólio digital?
Os alunos devem adicionar todas as atividades propostas pelos professores ao longo do curso. Além dessas atividades, o portfólio digital é um instrumento do aluno para que sejam postados materiais novos e próprios, relacionados à temática do curso, como relatos de experiências, anotações de aula, reflexões do aprendizado, trabalhos e construções extracurriculares. Diversos recursos podem ser usados para que as postagens sejam criativas e construam uma identidade única para o portfólio digital de cada aluno. Alguns exemplos estão listados.
-
Textos
Os textos são amplamente empregados em portfólios digitais e um dos benefícios é a possibilidade de conectar-se a outras fontes para citar estudos, apoiar opiniões, adicionar informações, explicar uma linha de pensamento e oferecer exemplos.
-
Áudios
Os alunos podem citar ou criar áudios, como podcasts, entrevistas, reflexões e músicas.
-
Vídeos
Os alunos podem citar ou criar vídeos, como screencasts, stop motion, vídeos explicativos, animações, dramatizações, entrevistas, montagens de fotos, entre outros.
-
Imagens
As imagens podem ser colagem de fotos, capturas de tela, mapas mentais, arte digital, infográficos, dados com gráficos e planilhas, referências de outras fontes, nuvem de palavras, entre outras.
-
Outros conteúdos
Portfólios digitais abrem um mundo de possibilidades para a diversas criações, como quadrinhos, mapas e rotas personalizadas, quebra-cabeças e jogos, questionários e formulários e GIFs.