O diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos – é eleito por meio de um processo democrático amplamente debatido na unidade, após o refendo do Conselho Deliberativo, que valida as respectivas candidaturas.
O atual diretor, Jorge Souza Mendonça, foi eleito representante institucional para o mandato 2021 – 2025. As plataformas de sua gestão são Estratégia, Processos e Pessoas.
Já a mesa diretora é composta por membros designados pelo diretor, de acordo com o organograma da instituição.
Diretor do Instituto
Jorge Souza Mendonça, é formado em Farmácia Industrial e Mestre em Química Orgânica pela UFRJ. Em 2017, completou 28 anos de trajetória e experiência em Farmanguinhos, uma instituição que – na sua visão – deve contribuir para um Brasil mais justo e equânime. Possui MBA em gestão industrial pelo Grupo de Produção Integrada da COPPE/UFRJ (2007).
Estrutura de governança
Assembleia Geral
A Assembleia Geral é o órgão máximo de representação da comunidade de Farmanguinhos. Ela é composta por servidores públicos em exercício. Os participantes das assembleias devem aprovar as propostas e deliberar, em última instância, as questões pertinentes ao coletivo do Instituto.
Conselho Deliberativo
Órgão colegiado superior, o Conselho Deliberativo é responsável pelas questões estratégicas de natureza técnico-científico ou administrativas de competência do Instituto. Participam do Conselho o Diretor Executivo da unidade, que o presidia, a mesa diretora e os demais membros, eleitos para um período de 02 (dois) anos, admitida uma recondução subsequente.
Diretoria Executiva
A atual mesa diretora de Farmanguinhos é composta por oito membros, sendo o diretor, os vice-diretores, coordenadores e assessoria da direção do Instituto. Clique na imagem de cada integrante para acessar seu respectivo currículo.