Além desta conquista pela DNV-GL, Farmanguinhos também obteve aumento do nível 3 para 4, em uma escala que vai até o 5
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) conquistou mais um degrau rumo à excelência da qualidade. Na terça-feira (18/10), ao final da auditoria feita por profissionais da DNV-GL, a Diretoria e a Coordenação da Gestão da Qualidade ficaram sabendo que tinha sido mantida a certificação na Norma ISO 9001, versão 2008, com aumento de nível 3 para 4, em uma escala que vai até o 5. A ISO 9001 é um conjunto de normas de padronização para um determinado serviço ou produto. Criada pela International Organization for Standardization (ISO, na sigla em Inglês), seu objetivo é estabelecer requisitos internacionais para sistemas de gestão da qualidade.
Para a Coordenadora da Gestão da Qualidade, Shirley Trajano, a manutenção da certificação para o escopo “Desenvolvimento, Transferência e prestação de Serviços Tecnológicos de Produtos
Farmacêuticos” incluindo as áreas de interface demonstra que Farmanguinhos atende aos requisitos exigidos pela norma. Esse foi um trabalho que
envolveu o esforço de todas as equipes através dos minutos da Qualidade, procedimentos, treinamentos, indicadores, objetivos, mapas de processo, etc.
Segundo Shirley Trajano, à clareza e sinceridade nas repostas, se somou outro fator que contou a favor de Farmanguinhos além da disponibilidade dos colaboradores das áreas auditadas. Fator que, na avaliação da coordenadora, deve-se ao grau de maturidade e união adquiridos durante o processo de trabalho em Farmanguinhos para atender aos requisitos da norma. Para a coordenadora, a ISO 9001 como base para o Sistema da Qualidade fortalece o atendimento as Boas Práticas de Fabricação (BPF), dando-lhe maior robustez.
A próxima auditoria está programada para julho de 2017 e o objetivo é que o escopo seja ampliado e envolvendo todo Farmanguinhos.
Giovana Assunção, responsável pelo setor de Programas da Qualidade da CGQ, reconhece que ainda temos um grande desafio, mas se sente cada vez mais motivada a buscar a excelência para os nossos processos, produtos e serviços. Isso só poderá se tornar realidade com o envolvimento de todos os colaboradores de Farmanguinhos.
Segundo Renata Palhares, responsável pela Assessoria de Auditorias da Qualidade CGQ, o desafio só tende a se ampliar, pelo fato de a nova versão da norma levar em conta processos associados à análise de risco e controle de mudanças.
Por sabermos que os profissionais de Farmanguinhos não se cansam de demonstrar que desafios são etapas para serem vencidas, que venha julho!
Fotos: Edson Silva