Assuntos foram debatidos durante visita de representantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra à unidade, no Rio de Janeiro
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) estuda o lançamento de três novos cursos ainda em 2025. A ação é o detalhamento de uma parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), que fica em Portugal, e tem o intuito de desenvolver projetos educacionais que incentivem a internacionalização e a troca de conhecimento.
Para isso, foram organizados grupos de trabalho e visitas às instalações da unidade da Fiocruz que permitissem um maior entendimento da estrutura do local. Representantes da FFUC, a integrante do UC Business, Vanessa Azevedo, e os subdiretores da Faculdade de Farmácia, Gabriela Silva e João Sousa, foram acompanhados pelos profissionais do Instituto e receberam explicações sobre o funcionamento dos laboratórios e planta fabril.
“Essa foi uma visita importante para que criássemos sinergia entre as instituições. Reunimos profissionais e trocamos experiências que influenciassem não somente na elaboração desses cursos, em possíveis novas parcerias de desenvolvimento tecnológico voltadas para o setor de saúde nos dois países”, disse o diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, Jorge Mendonça.
Dentro do escopo de trabalho estão temas como a impressão 3D de medicamentose a bioimpressão, o uso de plantas aromáticas e óleos essenciais, e a formação em radiofármacos para profissionais ligados diretamente aos processos de pesquisa, desenvolvimento, qualidade e aprovação do produto no Brasil. Em conjunto com as pesquisadoras de Farmanguinhos, Maria Behrens e Alessandra Viçosa, do coordenador do Departamento de Educação do Instituto, Eduardo Gomes, e do coordenador da missão de Farmanguinhos em Portugal, Jorge Lima, foram debatidos planos de aula, modalidades de ensino e público-alvo desses cursos.
“Estamos muito interessados nesse projeto, pois reforça uma ligação entre as instituições em que acreditamos muito, principalmente, em relação ao reconhecimento e desenvolvimento de tecnologias. Espero que seja o primeiro de muitos e que a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra possa, de certa forma, tornar-se a primeira Faculdade portuguesa a ter formações, em conjunto, da “faculdade” brasileira Fiocruz”, disse o subdiretor da UC, João Sousa.
A previsão é que o lançamento dessas formações aconteça ainda em 2025. As aulas de impressão 3De bioimpressão, por exemplo, estão desenhadas para o primeiro quadrimestre do ano e são voltadas para alunos de Stricto-Sensu, explicou Eduardo.
Parceria Brasil x Portugal
A iniciativa é viabilizada por acordos entre as instituições, que foram assinados em julho de 2024. À época, Farmanguinhos/Fiocruz também firmou parcerias que considerassem a produção de radiofármacos no Brasil e o registro sanitário dos produtos do Instituto em Portugal.
“O conhecimento quase milenar da Universidade de Coimbra, aliado ao da Fiocruz, forma um ‘terreno fértil’ para exploração de potencialidades que agregarão valor, não somente aos cursos de excelência já estabelecidos entre suas faculdades, mas as próprias instituições. A oferta de cursos, construídos em conjunto com essas grandes organizações de Ciência, Tecnologia, Inovação e em Saúde, é um diferencial para os portugueses e brasileiros”, disse Jorge Lima.