Lançado durante o Centro de Estudos, a obra visa entender como a digitalização e as tecnologias emergentes estão transformando a gestão do conhecimento em organizações modernas
O coordenador da missão de Farmanguinhos/Fiocruz em Portugal, Jorge Magalhães, em parceria com o coordenador de programas de doutorado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade NOVA de Lisboa (IHMT-NOVA), Henrique Silveira, lançam livro nomeado “Gestão do conhecimento na transição digital: reflexões sobre a evolução científica e tecnológica frente a convergência digital”. A edição foi apresentada nesta quinta-feira (12/12), durante o último Centro de Estudos de 2024.
Prefaciado pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico – Industrial da Saúde (SECTICS/MS), Carlos Gadelha, o livro tem o objetivo de entender como a digitalização e as tecnologias emergentes estão transformando a gestão do conhecimento em organizações modernas. A obra apresenta estudos de caso, análises críticas e discussões teóricas, oferecendo uma visão dos desafios e oportunidades, especialmente nos setores da saúde e farmacêutico.
O diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, compareceu ao evento e destacou a importância do tema debatido no guia. “A gestão do conhecimento está cada vez mais em voga, especialmente durante a transição digital, que envolve uma geração mais apegada ao papel e outra à nuvem. Fazer essa gestão e garantir a passagem do conhecimento entre as pessoas não é uma questão simples, mas é primordial para o futuro das instituições”, ressaltou.
Jorge Magalhães agradeceu a todos os envolvidos na construção desse livro. “Essa publicação nasceu de muito estudo, dedicação, ciência e tecnologia. A gestão do conhecimento e a transição digital perpassam por todas às áreas, incluindo a saúde. Ao longo da obra, abordamos temas como a indústria 4.0, indústria 5.0, Big Data e inteligência artificial”, disse.
Profissionais e colaboradores que tiveram participações no livro também puderam apresentar os seus pontos sobre os assuntos em debate.
Centro de Estudos
Em 2024, foram realizados oito centros de estudos. “Durante esse ano, buscamos uma rede colaborativa, tanto internamente com o Departamento de Educação, quanto com os outros setores. Fizemos colaboração com toda a cadeia de saúde nacional e internacional. Por isso, temos muito orgulho desse nosso projeto”, destacou o coordenador do Departamento de Educação, Eduardo Gomes, que também parabenizou os autores pelo lançamento do livro.
O evento contou, ainda, com a presença da vice-diretora de Gestão Institucional, Silvia Santos, a vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação (VDEPI), Núbia Boechat e a Assessora da Direção, Vânia Buchmuller. A obra está disponível para aquisição pela editora Synergia. Clique aqui e compre o seu exemplar.
Esta matéria foi produzida pelo auxiliar de comunicação Lean Morgado, sob a orientação técnica da analista de Gestão de Talentos e Comunicação Arielle Curti.