Reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima foi dado a instituição na categoria “Contratações públicas sustentáveis”

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) venceu a 10ª edição do Prêmio A3P de Melhores Práticas Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em categoria voltada para contratações públicas sustentáveis. A cerimônia de premiação aconteceu na quinta-feira (28/11), em Brasília, com a presença da secretária-executiva adjunta, Anna Flávia de Senna Franco, representando a ministra Marina Silva.

A instituição recebeu o reconhecimento pela criação e implementação do Catálogo de Critérios de Sustentabilidade (CCS), para contratações e aquisições que visam diminuir o impacto ambiental, promover a eficiência energética e o consumo responsável.

Cristiane Magalhães durante o evento. (Foto: Susi Elena – ABC/SP)

Com esta premiação, tivemos a oportunidade de constatar o quanto o trabalho realizado em equipe pode gerar bons resultados. Fomos pioneiros na criação do catálogo, e agora, nosso trabalho vai servir de base para outras instituições que queiram seguir nosso exemplo. Foi uma honra receber esse prêmio em Brasília representando Farmanguinhos e toda equipe de Meio Ambiente do CSTGA, na 10ª edição do Prêmio A3P“, ressaltou a responsável pela Divisão de Meio Ambiente, Cristiane Magalhães.

Em fase de execução desde julho de 2023, o projeto foi idealizado pelo Centro de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (CSTGA), em parceria com o Serviço de Planejamento e Agrupamento de Suprimentos (SPAS), os pregoeiros e os requisitantes, com base no Guia de Contratações Sustentáveis da Advocacia-Geral da União (AGU) e na Lei nº 14.133/2021, de Licitações e Contratos Administrativos. Nesse período, cerca de 200 critérios de sustentabilidade foram inseridos nas contratações, visando consolidar o Instituto como uma referência em responsabilidade socioambiental no setor farmacêutico.

Érica Duarte e Cristiane Magalhães durante apresentação do projeto. (Foto: Susi Elena – ABC/SP)

O CCS serve como um guia referencial, fornecendo orientações e diretrizes para todas as etapas do processo de compras. “O catálogo é organizado por categorias e equipado com um índice interativo para facilitar a busca. È atualizado regularmente, em função de mudanças na legislação ou de novas solicitações de compra ou contratação que ainda não constem no referido documento. Este processo permitiu criar uma ferramenta prática e abrangente para nortear as contratações e aquisições sustentáveis de Farmanguinhos”, explica a colaboradora Érica Duarte, analista de Meio Ambiente e integrante da equipe elaboradora do catálogo.

Gestora do CSTGA, Denise Barone, ressaltou o trabalho da equipe no CSS. “É um orgulho participar desse projeto e ver como a equipe se compromete a cada dia em promover as melhoras práticas sustentáveis na unidade. Foram mais de 120 projetos inscritos no prêmio e Farmanguinhos foi o vencedor”. Com o intuito de ser exibido no evento, Denise detalhou ainda mais o catálogo. Confira o vídeo.

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) – Programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que estimula os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade. Criado em 2009, o prêmio é realizado a cada biênio e visa reconhecer as iniciativas das instituições aderentes, na prática da A3P.

Certificado recebido pelo 1º lugar no décimo Prêmio A3P de Melhoras Práticas de Sustentabilidade
Representantes do Instituto, Érica Duarte e Cristiane Magalhães, acompanhadas do coordenador do Programa A3P, Pablo Saldo e a professora doutora da Universidade de Brasília (UNB), Patrícia Guarnieri. (Foto: Susi Elena – ABC/SP)
Representantes de Farmanguinhos e de instituições participantes durante o evento. (Foto: Elionardo Ferreira)

Esta matéria foi produzida pelo auxiliar de comunicação Lean Morgado, sob a orientação técnica da analista de Gestão de Talentos e Comunicação Arielle Curti.