Encontro aconteceu pelo YouTube de Farmanguinhos no dia 17/4
Estratégias para a escrita científica na formação de alunos da pós-graduação. Esse foi o tema abordado no Centro de Estudos do Instituto de Tecnologia de Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) na última quarta-feira, 17/4. Evento foi liderado pelo professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, André Rolim Baby, e aconteceu em formato remoto, com transmissão ao vivo pelo YouTube oficial da instituição.
Para a pesquisadora da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e, também, docente do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos (PPG-PTFM) de Farmanguinhos, Livia Prado, essa foi uma oportunidade de fornecer formação sobre o assunto. “É importante pensarmos que um aluno, que está inserido em um programa de pós-graduação stricto sensu, está também envolvido nos discursos sobre a ciência. Por isso, ele deve ser capaz de identificar problemas, coletar dados e chegar a uma conclusão a partir de evidências. Isso de forma clara e concisa, para comunicar seus resultados para a comunidade”, disse.
Durante quase duas horas, André Baby evidenciou aspectos importantes sobre redação de uma publicação científica, a fim de instrumentalizar os participantes do evento no caminho da redação do manuscrito em artigo científico. Na ocasião, falou sobre as publicações durante a história e seus objetivos; conceitos básicos e estratégias de redação; layout do documento, estratégias para elaboração de resumo, introdução, métodos e outras seções; tipos de artigos; seleção de periódicos; e outros.
Segundo o professor, o processo de redação científica tem uma nova complexidade a cada momento e, por isso, é interessante que haja métodos para tornar cada um deles mais conveniente. “Estamos falando de uma atividade muito importante, que mantém a ciência em movimento e em evolução. As publicações divulgam os achados. Todo artigo publicado é a sinalização de uma nova informação ou mais recente de um tema dentro daquele contexto. E a partir disso, que novas opiniões serão formadas, conduzindo a novos estudos”, explicou durante o evento.
Disciplina do programa de Farmanguinhos
Como um dos desdobramentos do assunto, foi anunciada a criação da disciplina “Estratégias para a Escrita e Submissão de Artigos Científicos” dentro do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos de Farmanguinhos/Fiocruz. A matéria será coordenada pelas pesquisadoras Livia Prado e Camila Areias, que também integra a equipe docente do PPG-PTFM.
“Essa não é uma capacidade inata dos alunos de pós-graduação, mas uma habilidade desenvolvida no caminho. Então, entendemos que se é exigida a publicação para o fim do curso, é preciso também que se forneçam ferramentas para isso”, disse Camila. A primeira oferta será feita ainda em 2024.
Centro de Estudos – espaço de ensino-aprendizagem, criado pelo Instituto para contribuir com a formação de recursos humanos, dentro de uma visão de educação continuada e de valorização do capital humano. Para isso, são promovidas palestras, conferências, apresentação de teses, divulgação da produção científica, entre outras atividades.