Os cursos são para mestrado e pós-doutorado, além de vagas para residência
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade técnico-científica da Fiocruz, abriu inscrições para seus cursos de mestrado e pós-doutorado, além de residência, todos com início em 2024.
Para o mestrado profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica são oferecidas 12 vagas, sendo quatro para cada linha de pesquisa: Gestão tecnológica na indústria farmoquímica e farmacêutica; Desenvolvimento tecnológico na indústria farmoquímica e farmacêutica e Produção na indústria farmoquímica e farmacêutica. O objetivo é formar mestres qualificados em ciência e tecnologia nas áreas envolvidas no processo industrial farmacêutico e farmoquímico, desde a concepção até a produção de medicamentos, passando pelas diferentes áreas técnicas e de gestão relacionadas à produção.
As inscrições irão até o dia 6 de outubro e devem ser realizadas pela plataforma www.sigass.fiocruz.br. Com duração máxima de 24 meses, o curso de mestrado é gratuito e as aulas serão ministradas às quintas-feiras, de forma presencial, em Farmanguinhos, Campus Manguinhos (Rua Sizenando Nabuco, 100 – Manguinhos, Rio de Janeiro) e/ou por meio de aulas remotas. e farmacêutica.
Mais conhecimento científico – Em outubro, Farmanguinhos/Fiocruz dará início aos processos de seleção de candidatos à bolsa de pós-doutorado do programa de pós-graduação stricto sensu em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos e ao programa de residência multiprofissional em Tecnologias Aplicadas à Indústria Farmacêutica.
Para o pós-doutorado, será oferecida uma vaga para estudos de alto nível no campo da pesquisa translacional nas áreas de química medicinal, produtos naturais, farmacologia ou tecnologia farmacêutica, principalmente, voltados à saúde pública. Poderão concorrer apenas candidatos doutores titulados há no máximo cinco anos e a bolsa de pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) terá duração de 24 meses, improrrogáveis. As inscrições começarão em 16/10. Mais informações clique aqui
Já o programa de residência visa capacitar profissionais nos cursos de bacharel em Farmácia, Ciências Biológicas (exceto modalidade médica) ou Medicina Veterinária para planejarem e executarem ações na indústria farmacêutica relacionados à qualidade de vida da população. Serão ofertadas cinco vagas, por categoria profissional. Com dois anos de duração, em tempo integral e dedicação exclusiva, o programa tem carga horária de 5.760 horas, distribuídas em atividades teóricas e práticas, sob a forma de treinamento em serviço. As inscrições começarão em 23/10. Mais informações clique aqui
E encerram nesta segunda (2/10) as inscrições para a especialização em Tecnologias Industriais Farmacêutica. São 20 vagas destinadas a profissionais com graduação nas áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Biologia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Biotecnologia, Tecnologia em Produção de Fármacos e Tecnologia em Processos Químicos, cujos diplomas sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação. Mais informações aqui.
Laboratório farmacêutico oficial, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/ Fiocruz) é responsável pela produção e distribuição de medicamentos de uso humano ao Ministério da Saúde, sendo a distribuição desses medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).