A criatividade das crianças, que visitaram o local, também foi estimulada por meio do Laboratório de Cores
Incentivando o conhecimento por meio da experiência, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) esteve presente no “Domingo com Ciência na Quinta” no último dia 16/7. Evento foi realizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, e contou com atividades de exibição de experimentos científicos e de questões científicas de interesse geral, cinco delas de responsabilidade da instituição.
Organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP), essa foi a primeira edição do evento após o começo da pandemia. Entre algumas das motivações para o retorno da feira, estiveram as celebrações de datas como o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador, os 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e os 205 anos do Museu Nacional.
Farmanguinhos foi representado pela equipe de Educação e Pesquisa. “Nossa ideia era somar experiência ao evento. Então, levamos três atividades de plantas medicinais; uma referente ao estímulo da criatividade pela mistura de cores, gerido pelo nosso Laboratório de Farmacologia; e a produção daquilo que é feito a partir das impressões 3D de medicamentos”, disse a chefe do departamento de Educação de Farmanguinhos, Mariana Conceição.
Na sessão de plantas medicinais, aqueles que passaram pela tenda de Farmanguinhos conseguiram aprender mais sobre uso das plantas: quais são os produtos elaborados; como é feito o trabalho dentro do laboratório; e a aplicação em óleos essenciais, como a citronela.
Mulheres e Meninas na Ciência
Como parte da promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também inseriu um estande específico do programa Mulheres e Meninas na ciência durante o evento.
As pesquisadoras e cientistas de Farmanguinhos assumiram seu lugar e auxiliaram no estímulo à entrada de pequenas jovens no mundo científico. Na atividade, meninas puderam citar o que fariam assim que se tornassem cientistas.