Evento aconteceu no auditório do prédio 20, na última sexta-feira (14/3) 

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) realizou a quinta edição do workshop “A Indústria Farmacêutica no Brasil”. O tema debatido foi o gerenciamento de desvios e os Resultados de Análises Fora do Especificado (RAFE). Na ocasião, a instituição recebeu profissionais da casa e representantes de indústrias farmacêuticas e farmoquímicas, como Cristália, Servier, Nortec e Guerbet, para discutir vivências e práticas de mercado. 

Aberto para todos os trabalhadores, o evento aconteceu no auditório do prédio 20, com transmissão pela plataforma Teams. “A ideia do encontro é proporcionar um bate-papo de forma mais leve, reunindo profissionais que atuam diariamente no ramo farmacêutico. A troca de conhecimento com especialistas no assunto é essencial para o nosso crescimento e para o fortalecimento do setor como um todo”, destacou a vice-diretora de Operações e Produção (VDOP), Elda Falqueto. 

Dividido em quatro mesas de discussões, o workshop foi mediado por Maraísa Gambarra e Karina Souza, da Vice-Diretoria de Gestão da Qualidade (VDGQ). As profissionais trouxeram as aplicações exercidas pelo Instituto e levantaram questionamentos para os participantes. Entre os principais tópicos, estiveram o fluxo de processos de RAFE da instituição, a ferramenta CAPA (Ações Preventivas e Ações Corretivas), gerenciamento e criticidade de desvios, entre outros. 

Com o intuito de apresentar suas visões sobre o tema, além de compartilhar as perspectivas e experiências acerca dos assuntos debatidos, foram convidados representantes de algumas farmacêuticas e farmoquímicas, como André Dias e Maria Ferrari (Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos), Vanessa Raibolt (Servier), Mayara Piragini (Nortec Química) e Cinthia Pedrosa (Guerbet Produtos Radiológicos). 

O vice-diretor de Gestão da Qualidade, Rodrigo Fonseca, ratificou a importância de discutir esses temas com especialistas que lidam com o assunto diariamente. “É essencial termos esse momento para esclarecer dúvidas e melhorar os processos nas indústrias farmacêuticas. Os tópicos debatidos são recorrentes, o que permite que cada participante traga o seu ponto de vista, a fim de enriquecer a discussão”, frisou.   

Os responsáveis pelo evento definirão o tema da sexta edição do workshop A Indústria Farmacêutica no Brasil com o auxílio dos participantes. Em breve, será enviado um forms para que os trabalhadores possam votar e escolher o próximo assunto debatido.