A colaboração estratégica destina-se para áreas de ensino, investigação e desenvolvimento tecnológico

Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), e a Universidade de Coimbra (UC) assinaram, em 14 de fevereiro, um Memorando de Entendimento (MdE) que estabelece as bases para uma colaboração estratégica nas áreas de ensino, investigação e desenvolvimento tecnológico.
O acordo pretende estimular a mobilidade de investigadores e docentes da UC e, simultaneamente, impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias e estudos científicos conjuntos entre Portugal e o Brasil. Segundo o diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, Jorge Mendonça, “a assinatura deste Memorando de Entendimento representa um passo significativo para o avanço da cooperação científica, promovendo a inovação e o desenvolvimento de soluções na área da saúde, com benefícios para ambas as nações”.
O Memorando foi assinado durante a visita de uma comitiva do Instituto à Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), quando foram apresentados os laboratórios de investigação, ensino e desenvolvimento tecnológico da universidade.

Além da assinatura do MdE, o encontro entre as duas entidades ficou marcada pelo lançamento do curso de 3D Bioprinting, uma iniciativa conjunta entre a UC e o Instituto. A primeira edição do curso acontece no Brasil, entre os dias 7 e 11 de abril, e destina-se a profissionais da Farmanguinhos. O programa prevê, futuramente, a expansão da formação para profissionais portugueses, ampliando o seu impacto internacional, de forma a “promover a criação de um ambiente cooperativo e a partilha de infraestruturas e conhecimentos são pilares fundamentais desta cooperação internacional”, afirma o vice-reitor da universidade, Nuno Mendonça.
A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra será responsável pela criação de modelos e manipulação de células em impressoras 3D, enquanto Farmanguinhos assumirá o desenvolvimento de medicamentos utilizando esta tecnologia inovadora.
Para encerrar o evento, ocorreu a entrega simbólica da chave do “Espaço Provisório da Farmanguinhos na UC”, um gabinete que vai funcionar como um ponto de contato estratégico para facilitar iniciativas conjuntas e fortalecer o intercâmbio entre as instituições. A inauguração reforça o compromisso das partes na promoção da inovação científica e tecnológica e prevê “a conjugação de esforços para promover incentivos nos dois países, viabilizando ações dos grupos de trabalho e fortalecendo a troca de conhecimento nas áreas da saúde pública”, explica Nuno Mendonça.
A cerimônia contou com a presença de representantes institucionais de ambas as partes, incluindo o vice-reitor da UC, Nuno Mendonça, o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, a vice-diretora de Gestão Institucional, Silvia Santos, o coordenador da missão de Farmanguinhos em Portugal, Jorge Magalhães, e o representante da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico, Rafael Seiceira. O diretor do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas, Antero Abrunhosa, o diretor da FFUC, Fernando Ramos e o coordenador da UC Business, Luís Saraiva e Silva, também estiveram no evento.
