Obra apresenta o trabalho dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo, citados no ranking da revista PLOS Biology  

Com co-autoria e menção de prestígio, profissionais do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) participam do livro “A Ciência Brasileira segundo o ranking PLOS 2021: Um estudo de caso”. Jorge Magalhães, coordenador da missão institucional em Portugal, e Marcus Nora, pesquisador da unidade, fizeram parte da obra liderada pela Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) lançada no dia 26/11, no Rio de Janeiro. 

O objetivo do livro é apresentar os pesquisadores residentes no Brasil citados no ranking da revista PLOS Biology sobre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo em 2021, elaborado pela Universidade de Stanford. Dez pesquisadores compõem o corpo de trabalho da Fiocruz, entre eles, Marcus Nora. 

Atualmente, o representante de Farmanguinhos ocupa a 305ª posição no ranking. “É uma honra ser considerado neste trabalho tão respeitado pela comunidade científica por sua metodologia rigorosa e imparcial. Figurar entre os cem mil nomes listados é o reconhecimento de que estamos desenvolvendo um bom trabalho. Isso também mostra o potencial que a ciência brasileira possui de transformar o mundo em que vivemos, tornando-o assim um lugar ainda melhor para se viver”, disse Marcus. Ele ressaltou, ainda, que essa conquista só foi possível graças às pesquisas desenvolvidas pelas pessoas do grupo Síntese de Substâncias no Combate a Doenças Tropicais (SSCDT), do qual é fundador. 

Com Jorge Magalhães, o processo de elaboração da obra contou ainda com co-autoria de especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professores, alunos e egressos da Academia, em uma concepção e organização das professoras Rita Pinheiro-Machado e Adelaide Antunes. Apesar da presença de cientistas brasileiros como expoentes em suas áreas, a publicação mostra que ainda é preciso avançar na proteção do conhecimento gerado nas bancadas das instituições de ciência e tecnologia nacionais.   

“Já tenho parceria de longa data com a professora Adelaide e, diante deste novo desafio, ela me convidou para agregar esforços com minha linha de pesquisa, no tratamento de big data científico em saúde”, disse Magalhães. Sua colaboração no livro foi feita a partir do uso de metodologias para identificar os dados dos mil cientistas, extrair e tratá-los à luz de técnicas de ‘text mining’, data mining e prospecção tecnológica.  

A publicação está disponível em formatos físico e digital, sendo o último gratuito. 

Clique AQUI e acesse. 

PLOS 2021 – A Public Library of Science (PLOS, em português Biblioteca Pública de Ciência) realiza o ranqueameto dos cientistas mais influentes do mundo a partir de indicadores de citação múltiplos, como citações de artigos usando diferentes posições de autoria, índice de coautoria, número de artigos publicados e autocitações, entre outros.