Local faz parte do projeto que visa fortalecer as escolas municipais que ficam no entorno de Farmanguinhos/Fiocruz
A Escola Municipal Joaquim Fontes, na Cidade de Deus, foi revitalizada. Iniciativa faz parte do projeto Verde que te Quero Ver, uma parceria entre o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), a Fundação de apoio à Fiocruz (Fiotec) e o Grupo Alfazendo, que visa fortalecer as escolas municipais da região, pensando no desenvolvimento sustentável e na saúde integral.
A ação reforça os valores institucionais e evidenciam o compromisso do Instituto com a educação, o cidadão e a sociedade. “Poder ajudar e contribuir com essa escola é um enorme prazer. O trabalho realizado pelo corpo técnico é excelente e é feito com muita dedicação, criatividade e respeito. A primeira infância é a parte fundamental para o desenvolvimento do cidadão adulto, dando noções de respeito e vida em comunidade, além do direito de viver em um ambiente adequado e com condições satisfatórias ao desenvolvimento criativo e colaborativo para uma vida em sociedade”,destacou o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça.
Nesta segunda etapa de obras, foram realizadas a reforma completa da cozinha e da dispensa, a revitalização do pátio central como espaço brincante e de leitura e a instalação de calhas e coletores para a captação de água da chuva. Essas melhorias visam impactar diretamente na qualidade de vida dos alunos e funcionários, além de deixar o ambiente acolhedor e saudável.
O banheiro dos estudantes e funcionários de apoio também foi restaurado, como forma de garantir mais conforto e higiene para os usuários. Além disso, com o intuito de deixar o local mais propício para o aprendizado e a criatividade, as fachadas e portas das salas de aula foram pintadas artisticamente. Fruto da primeira etapa do projeto, o Jardim Sensorial das Naturezas também passou por manutenção. Leia mais sobre o espaço.
A responsável pela Assessoria de Gestão Social de Farmanguinhos, Magali Portela, agradeceu a todos os funcionários da escola por continuar transformando vidas, mesmo em um ambiente fragilizado. “O processo de revitalização é longo e contínuo. Essa etapa é só uma das partes incluídas no projeto que continuará apoiando a escola. É essencial que, cada vez mais, tenhamos mais espaços saudáveis e sustentáveis, que possam promover a saúde e o bem-estar da população”, completou.
Esta matéria foi produzida pelo auxiliar de comunicação Lean Morgado, sob a orientação técnica da analista de Gestão de Talentos e Comunicação Arielle Curti.