Ação foi realizada em conjunto com a Fiotec e impacta diretamente na preparação educacional dos estudantes
Os alunos do Núcleo de Arte da Escola Municipal Silveira Sampaio, em Curicica, ganharam novos equipamentos tecnológicos para as oficinas de arte e tecnologia. Isso foi possível graças à parceria do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), com a Fundação de apoio à Fiocruz (Fiotec). Juntos, as instituições doaram dez computadores, um notebook ultra, um projetor portátil e uma máquina fotográfica profissional.
O objetivo da iniciativa é impactar diretamente na qualidade do ensino e na preparação educacional dos estudantes. Com os novos aparelhos, os alunos terão a oportunidade de aprimorar as habilidades nas oficinas oferecidas na escola, tornando o aprendizado mais eficaz, dinâmico e atrativo.
O diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, destacou a importância de participar de causas sociais como uma forma de atingir um dos objetivos da Agenda 2030. “Poder contribuir na formação e nos sonhos dos adolescentes é essencial para um país mais justo e equânime. Dar oportunidades de desenvolvimento em todos os campos da ciência ajuda no pertencimento de ser um cidadão pleno”, frisou.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Silveira Sampaio, Ariadne Lage, agradeceu o apoio recebido pelas instituições. “A doação é muito importante para o desenvolvimento das nossas oficinas de arte e tecnologia, como edição de vídeos, stop motion e computação. Elas existem há cerca de dois anos e, antes, não tínhamos os equipamentos necessários”, comentou.
Durante a visita na escola, os representantes de Farmanguinhos e a assistente social da Fiotec, Juliana Freitas, puderam acompanhar uma apresentação realizada pela Cia de Dança Exposição, com um fragmento do espetáculo MilTons, em homenagem ao cantor e compositor Milton Nascimento.
A iniciativa reforça os valores institucionais e evidenciam o compromisso da unidade com a educação, o cidadão e a sociedade.
Farmanguinhos e Núcleo de Arte Silveira Sampaio – A parceria entre as instituições começou em 2022, com a confecção de mobiliários e molduras durante uma oficina de paletes. O objetivo do Núcleo é aprofundar os conhecimentos em arte, além de ajudar o aluno a vivenciar e se apropriar dos processos criativos. Atualmente, são oferecidas oficinas em arte literária, artes visuais, dança, música, teatro e vídeo.