Centro de Estudos debate impressão 3D de medicamentos

Evento aconteceu presencialmente, no auditório de Farmanguinhos, no campus Manguinhos

Na edição do mês de setembro do Centro de Estudos, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) abordou o tema “Impressão 3D de medicamentos: o futuro da tecnologia farmacêutica”. A palestra aconteceu no dia 11/9, no auditório do Contêiner, em Manguinhos.

O encontro, que foi apresentado pela pesquisadora do Laboratório de Farmacotécnica Experimental (LabFE) de Farmanguinhos, Ana Paula Matos, debateu as técnicas de impressões 3D e os medicamentos já disponíveis no mercado. “A impressora 3D permite a fabricação personalizada do medicamento, de acordo com as condições clínicas e a faixa etária dos pacientes. A tecnologia constrói objetos, camada por camada, a partir de desenhos digitais, usando uma técnica que pode envolver aquecimento e extrusão de materiais sólidos ou semissólidos”, explicou a pesquisadora.

Além de personalizar doses e formas diferentes, a impressora oferece possíveis vantagens em termos de eficácia terapêutica. Um aspecto que entra em evidência, especialmente, para grupos que tradicionalmente enfrentam desafios com formulações padronizadas, como crianças e idosos. Um dos principais benefícios é a aplicação na pediatria, em que a precisão da dose e a aceitabilidade do paciente são cruciais.

Ana Paula destacou, ainda, a importância do formato do medicamento. “Estudos comprovam que medicamentos impressos em 3D, com formatos e sabores atraentes para crianças, minimizam a resistência ao tratamento”, completou.

Laboratório de Farmacotécnica Experimental (LabFE) – Atualmente, o laboratório do Instituto realiza três projetos diferentes com o auxílio da impressora 3D. O desenvolvimento de hidrogéis e microagulhas, contendo micropartículas de paromomicina para o tratamento da leishmaniose cutânea; o desenvolvimento de medicamento pediátrico antirretroviral com dose fixa combinada de lamivudina + zidovudina + nevirapina; e o Espaço FarLab, um laboratório aberto de Farmanguinhos para inovação em saúde.

Centro de Estudos – espaço de ensino-aprendizagem, criado por Farmanguinhos/Fiocruz para contribuir com a formação de recursos humanos, dentro de uma visão de educação continuada e de valorização do capital humano. Para isso, são promovidas palestras, conferências, apresentação de teses, divulgação da produção científica, entre outras atividades.

Esta matéria foi produzida pelo auxiliar de comunicação Lean Morgado, sob a orientação técnica da analista de Gestão de Talentos e Comunicação Arielle Curti.

 
 

Anterior

Conheça mais sobre Farmanguinhos

Próximo

Farmanguinhos lança podcast educativo sobre a indústria farmacêutica 

Deixe um comentário