O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) recebeu a população de Jacarepaguá para a 22ª edição do tradicional Fiocruz pra Você, que aconteceu no dia 17 de agosto, com o intuito de reforçar a importância da imunização e falar de promoção da saúde e da ciência. O evento acontece em vários campi do país e no Complexo Tecnológico de Medicamentos ofereceu uma variedade de serviços e atividades lúdicas e culturais, para todas as idades, em parceria com instituições públicas, privadas e associações não-governamentais.  
 
O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, esteve no evento e além de ser vacinado, destacou a importância de falar sobre saúde e ciência por todo o país. “O evento é uma festa, uma tradição da ciência, da celebração da saúde, onde nos aproximamos, abrimos os portões da nossa instituição em todo o território nacional, do Sul até o Norte, recebendo a população para aprender ciência, para lidar com a saúde, para serem vacinados. Fiocruz sendo o que deve ser, uma instituição estratégica do Estado brasileiro, voltada para a população”, falou o presidente. 

O diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, também se vacinou no CTM e falou sobre a edição para o público do entorno. “A Fiocruz abre as portas para atendimento à nossa população. No ano em que o Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) completa 20 anos de existência, nós fazemos a nossa 22ª edição do evento aqui para a população de Jacarepaguá.  Além da vacinação, temos diversas atividades de saúde, culturais e lúdicas para as crianças. A vacinação é um ato de amor, importante para a proteção dos seus filhos e dos nossos”, comentou.   

Em parceria com a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira, foram aplicadas vacinas da gripe e da covid, em crianças e adultos, e realizados encaminhamentos para atualização da caderneta de vacinação na clínica. Os agentes fizeram também aplicação de flúor e dicas de escovação infantil.  

Nos cuidados com a saúde integral, profissionais de Farmanguinhos realizaram aferição de pressão arterial, medição de glicose e bioimpedância, e de forma lúdica e interativa, explicaram sobre o descarte correto de medicamentos. As crianças ainda aprenderam sobre primeiros socorros e, ao soar a sirene, vivenciaram uma situação de emergência, com salvamento, ganhando, ao final, o selo de brigadista mirim.  

Em parceria com instituições não-governamentais e privadas, como Grupo Alfazendo, Associação Semente da Vida (Asvi), Instituto Vital Brasil, Os Canelinhas, Iguá Saneamento, foram oferecidas oficinas educativas com materiais reaproveitáveis, atividades lúdicas, customização de roupas, bijuterias, turbantes e tranças. 

Com foco na diversidade, o evento contou com apresentações de danças, percussão, contação de histórias e bateria de escola de samba. As idosas e jovens da Casa de Santa Ana demonstraram a animação e o batuque da percussão intergeracional, junto do professor Paulo Negueba. As crianças da Associação Semente da Vida (Asvi) e representantes do jongo do quilombo Camorim fizeram apresentações de danças. Após dez anos, os Embaixadores da Alegria retornaram ao campus, para mostrar que representatividade, inclusão e diversidade são importantes em todas as artes, inclusive no samba.

A responsável pela Assessoria de Gestão Social de Farmanguinhos, Magali Portela, comentou sobre o diferencial de 2024. “A vacina foi importante, mas já vem sendo amplamente aplicada na população pelos agentes de saúde, desde quando as Clínicas da Família foram instaladas. O evento é uma oportunidade de se obter conhecimento sobre saúde, ciência e meio ambiente, levando cultura e conhecimento à população. Neste ano, tivemos a cultura dos povos originários indígenas e quilombolas e, em especial, o retorno dos Embaixadores da Alegria, que retornaram a se apresentar na Cidade de Deus, depois de dez anos”, contou Magali. 

Fotos: Lean Morgado e Viviane Oliveira