Aprovação foi dada pela Fundação Vanzolini após auditoria na unidade
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) é aprovado para a recertificação da ISO 14.001/2015. O documento reconhece o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da instituição e o seu compromisso com a sustentabilidade, nacional e internacionalmente. Procedimento aconteceu no começo de março de 2024, quando a empresa responsável pela auditoria, Fundação Vanzolini, considerou o Instituto como apto para o selo.
Farmanguinhos já havia sido certificada com a ISO 14.001, ainda em 2015. À época, a unidade da Fiocruz foi a primeira empresa pública a obter o reconhecimento. “Nós temos uma responsabilidade com o cuidado com o meio ambiente, olhando direto para as nossas estruturas. Esse é um processo que precisa de melhoria continuada e que exige a conscientização de algumas pessoas e isso começa com o nosso corpo de trabalho”, disse o diretor da unidade, Jorge Mendonça.
Auditor da Fundação Vanzolini, Fabrício Carvalho passou seis dias no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), campus produtivo de Farmanguinhos, em Jacarepaguá. No local, ele verificou os macroprocessos de trabalho, bem como a atuação e a disseminação do SGA na unidade. “Escolhi alguns processos e aspectos para serem analisados. Dentre eles, anotei um volume muito grande de conformidades e destaquei pontos fortes e relevantes. O Instituto tem um sistema claro, objetivo, bem compatível com o tamanho da instituição”, declarou.
Apenas seis apontamentos menores foram reconhecidos durante a sua visita. “Foi necessário elaborar um plano de ação, referente a essas questões apontadas pelo auditor. Esse documento foi encaminhado e aprovado pela certificadora, que fará outra auditoria para o acompanhamento dessas medidas” informou Cristiane Maglhães, Chefe da Divisão de Meio Ambiente. A execução do plano será importante para o prosseguimento do certificado vigente até a auditoria de manutenção, que acontecerá em 2025. E, para isso, Farmanguinhos conta com o apoio dos colaboradores que compõem seu corpo de trabalho.
Em agradecimento a sua equipe, a gestora do Centro de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (CSTGA), Denise Barone, ressaltou a importância de ter profissionais comprometidos com esse valor institucional. “A área de meio ambiente está sempre buscando melhorias para os processos da unidade em relação à preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Então, isso é um orgulho para nós e para todos os trabalhadores da unidade, que colaboram para o atendimento aos requisitos exigidos pela norma. É uma conquista de todos”, disse. Segundo ela, a instituição conta com dois componentes importantes para multiplicar a visão ambiental, entre os cidadãos, de uma forma ampliada. São elas o aprendizado e o legado, para que gerações futuras sejam mais conscientes e tenham o desejo de cuidar do meio ambiente.