O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mario Moreira, participou, na manhã deste sábado (18/11), da abertura da 21ª edição do tradicional Fiocruz pra Você, no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), sede do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), em Jacarepaguá. Ao todo, cerca de 400 visitantes puderam ter acesso a serviços de saúde e cidadania, além de oficinas e atividades culturais.
“Hoje é um dia muito feliz. Estamos retomando a nossa festa mais democrática de interação com a comunidade, que é o Fiocruz pra Você. Desde 2019 não realizávamos o evento e, agora, retornamos com toda força, inserida em um movimento nacional, liderado pela Ministra Nísia Trindade, que é a recuperação das altas taxas de vacinação. A nossa festa é com a comunidade e para a comunidade e representa também iniciativas importantes não só de vacinação, mas de educação, cultura e arte. É onde a gente pode comunicar adequadamente aquilo que a Fiocruz faz, seu papel e também a importância da comunidade na produção de políticas públicas, tenho insistido neste ponto. Então, é um dia para celebrar. Estamos todos muito felizes. O sol está muito quente, mas nossos corações também e vamos receber a comunidade de braços abertos e ter uma linda festa. Parabenizo a diretoria de Farmanguinhos pelo evento e toda a comissão organizadora”, ressaltou Mario Moreira.
Mario Moreira visitou os estandes, acompanhado pelo diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, pelos vice-diretores do Instituto, André Cordeiro (VDGT) e Rodrigo Fonseca (VDGQ). O evento contou com 91 colaboradores, que trabalharam como voluntários para o atendimento ao público.
“O Fiocruz pra Você não é só um evento de vacinação. Nossa expectativa é realizar um evento de inclusão com serviços sociais, esclarecimento sobre saúde bucal, técnicas de reciclagem, cuidados com o meio-ambiente e, tão importante ou mais, oferecer carinho para as crianças. Não é apenas a vacinação contra a poliomielite e atualização vacinal, é uma forma ampla de proteger aqueles que nós tanto amamos. Este ano, estamos ampliando a vacinação para adultos, em especial, para covid, para que possamos ter um verão mais tranquilo e seguro para todos. E destaco sobretudo a participação do corpo de trabalhadores de Farmanguinhos que dão apoio a essas atividades, onde a instituição se mostra para a comunidade, levando conhecimento, ciência, tecnologia e apoio”, afirmou Jorge Mendonça.
A abertura do Fiocruz pra Você contou com a apresentação da Banda Sinfônica da Guarda Municipal e Show Dog do canil da corporação.
As equipes de Farmanguinhos realizaram aferição de pressão arterial, glicemia capilar, bioimpedância corporal (IMC – percentual de gordura massa muscular) e orientações para o mercado de trabalho (elaboração de currículo, como se comportar em uma entrevista, entre outras dicas) e sobre segurança do trabalho e prática de bombeiros (uso de extintor e manobra de salvamento).
“Depois de quatro anos voltar com o Fiocruz pra Você para a comunidade é muito importante. Esse espaço de interação para mostrar seus trabalhos e sua potencialidade é primordial. E para nós, Farmanguinhos, também. Nos aproximarmos dessa comunidade que tanto precisa de serviços e da Fiocruz como todo. A vacina é um desafio para todos e trazer essa festa é reforçar o Programa Nacional de Vacinação, junto com o Ministério da Saúde e a Fundação. Além de ter as equipes de Farmanguinhos apoiando e trabalhando, como voluntários, é primordial para o sucesso desse evento”, disse Magali Portela, coordenadora do evento em Farmanguinhos e Supervisora da Assessoria de Gestão Social (AGS).
Em parceria com a prefeitura do Rio, a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira (Cidade de Deus) aplicou 57 vacinas em crianças e adultos da região, além de flúor. O número reduzido demonstra a eficiência do serviço prestado à comunidade por essa unidade. A gerente de serviços de saúde da Clínica, Daiana França Ribeiro, destacou que o trabalho vem sendo realizado ao longo do ano com diversas ações na região.
“Iniciamos o Amplia Vacina, em julho de 2023, nas áreas do Karatê, Vila Sapê e Quarto centenário, além de realizar ações nas escolas. Os agentes comunitários vão de casa em casa, verificam a caderneta da criançada e convidam os familiares para irem à clínica. Damos o prazo de uma semana e depois a equipe técnica, com médico e enfermeiro, vai até a residência para aplicar as vacinas. A meta é 90% da população local vacinada e estamos com um pequeno percentual para atingir“, afirmou Daiana.
Bruno Felisberto, do Setor de Expedição/VDGI, atua há 13 em Farmanguinhos e participa pela sexta vez do evento. Mesmo trabalhando em Manguinhos, o profissional faz questão de vir ao CTM para prestigiar o evento.
“Essa campanha de vacinação é muito importante. Eu pude trazer os meus três filhos ao mesmo tempo e atualizei as cadernetas de vacinação deles de forma bem prática. O evento como um todo é muito legal, com parcerias para entreter as crianças e mostrar como podemos preservar o meio ambiente, reciclar os materiais, tem várias atividades lúdicas, brindes, lanches, deixando tudo mais divertido. Além da oportunidade de mostrar para a comunidade do entorno quem somos e o que fazemos, vivendo em harmonia, e de apresentar para os meus filhos onde eu trabalho“, destacou Bruno.
Já o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) fez 97 atendimentos, incluindo cadastros para o Bolsa Família, para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) de crianças, orientações para documentação civil, entre outros.
Durante todo o evento foram realizadas várias oficinas como: descarte correto de medicamentos, customização de roupas e de bijuteria com massa de biscuit (Instituto RU Chavier), trança, entre outras. Já a programação para as crianças foi especial. Teve pintura facial (Grupo Alfazendo), jogo do saneamento (Iguá Saneamento) e confecção de brinquedos de tampinhas plásticas e jogo de dama com papelão.
Ainda teve exposições sobre animais peçonhentos (Instituto Vital Brasil) e sobre “Africanidades Yabás” (Núcleo de Arte Silveira Sampaio), além de atividades culturais, como dança, teatro, oficina com as bonecas Abayomi, contos e histórias infantis, arte circense (Sesc Rio).
O Fiocruz pra Você é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz desde 1994 e visa à integração e o engajamento dos funcionários com as comunidades.