Indicação foi gerada por seu trabalho junto ao Instituto de Tecnologia em Fármacos nos últimos anos

O diretor de do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) recebeu, na última quinta-feira (29/6), o Prêmio Alcebíades de Mendonça Athayde de Mérito Industrial, da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina). Jorge Mendonça foi reconhecido por sua excelência e dedicação na produção pública de medicamentos essenciais para o sistema Único de Saúde (SUS) e por suas contribuições na área de síntese química orgânica em Farmanguinhos.

Da esquerda para a direita: gerente de Relações Governamentais da Libbs Farmacêutica, George Cassim; diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça; e o presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA, Marcus Soalheiro.

Com o nome do fundador da associada Libbs Farmacêutica e da Abifina, o prêmio reconhece empresários, dirigentes públicos e personalidades com atuação marcante na indústria brasileira. Em 2022, por exemplo, foram premiados Alberto Ramy Mansur, fundador e presidente do Conselho da Nortec Química; e Ogari Pacheco, fundador do Laboratório Cristália; considerados fundamentais na história do Complexo da Química Fina.

Segundo os organizadores do evento, a escolha do Jorge se deu por sua trajetória e contribuição para a indústria de medicamentos brasileira. O prêmio, então, foi um símbolo do reconhecimento dado pela maioria das indicações para a edição de 2023. “É com grande satisfação que recebo esse prêmio. Ele significa muito, não só para mim, como para Farmanguinhos, uma instituição pública que represento com muito orgulho. Agradeço pelo reconhecimento e pelo convívio com os meus pares, porque é com eles que aprendo todos os dias”, disse o diretor