Placa acrílica na rampa, torneira com sensor, substituição dos frascos de temperos por sachês e talheres embalados são algumas das providências tomadas para a segurança alimentar dos colaboradores
Farmanguinhos tem implementado uma série de medidas preventivas contra a Covid-19 a fim de zelar pela saúde e segurança dos trabalhadores. Dentre as ações adotadas pela unidade estão os novos procedimentos do restaurante para evitar a disseminação direta do novo coronavírus. Confira, abaixo, as práticas estabelecidas pelo Setor de Nutrição:
Distância segura – Foram colocadas marcações no piso, mais especificamente em locais estratégicos, onde são formadas filas, como na entrada do restaurante e dentro do próprio estabelecimento, nas rampas onde as refeições são servidas e no espaço do café. As mesas e as cadeiras foram reorganizadas, obedecendo o espaçamento de no mínimo 1 metro entre as pessoas.
Proteção – Placas de acrílico foram instaladas na rampa para assegurar o distanciamento entre os profissionais do restaurante e os colaboradores, bem como reduzir as possibilidades de contágio através de gotículas nos alimentos.
Ventilação – Todas as portas e janelas foram abertas para garantir a circulação do ar.
Higienização – Foram instalados sensores nas torneiras para evitar o manuseamento dos registros, bem como dispersores de álcool em gel na entrada e na saída. Além disso, frascos do produto foram disponibilizados nas mesas para serem utilizados na higienização das mãos. Neste sentido, ainda, foi intensificada a limpeza das mesas, passando a ser realizada por um funcionário da Savvy a cada 30 minutos.
Sachês de temperos – Os frascos, que ficavam expostos na bancada da sopa, foram substituídos por sachês para evitar a contaminação pelo manuseio. A partir de agora, os colaboradores irão retirá-los com os profissionais do restaurante, na rampa. No momento serão disponibilizados molho de pimenta, vinagre, azeite e sal, além de palitos. Linhaça e farinha estão suspensos. Caso o colaborador precise de mais quantidade, basta solicitar à copeira da rampa.
Talheres embalados – Os utensílios continuarão disponíveis na bancada, mas estarão embalados, junto com os guardanapos.
Medidas em andamento – Em breve, a área da sanduicheira também será demarcada para evitar aglomeração e manipulação de várias pessoas ao mesmo tempo. Além disso, os colaboradores deverão utilizar os próprios talheres durante o preparo ao invés das espátulas que ficavam expostas na bancada.
Uma placa de acrílico também será instalada no caixa, na entrada, para garantir o distanciamento entre o profissional do restaurante e os colaboradores.
“Estamos com a atenção redobrada para garantir a segurança alimentar dos colaboradores. Adotamos novos procedimentos no restaurante, em consonância com o plano de contingência da Unidade, para evitar a disseminação do vírus dentro do estabelecimento. Além disso, estamos sempre orientando a todos sobre a importância da higienização das mãos e demais cuidados que são necessários para a prevenção durante a alimentação”, destaca Marilene Silva, do Setor de Nutrição.