Para marcar a data (26/4), o Instituto promoveu palestras em comemoração ao Dia Mundial da PI e ao seu 43º aniversário
Na último 26 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Neste ano, o Instituto de Tecnologia em fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) incluiu a data como parte das comemorações de aniversário (23/4). Desta forma, o Instituto, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Far), promoveu duas palestras referentes à produção do conhecimento a partir do Mestrado Profissional da unidade.
O diretor Jorge Mendonça acompanhou as palestras e destacou a importância do evento para a unidade. Após as apresentações, Mendonça sorteou o livro Conhecimento Popular de Plantas Medicinais do Extremo Sul da Bahia, publicação coordenada pelo pesquisador Glauco Villas Bôas, cujo lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (26/4), no salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz).
Durante o encontro, a coordenadora do NIT-Far, Carla Silveira, apresentou as atividades do setor. Ela explicou os serviços prestados pela área não somente em Far, como em todo o sistema Fiocruz. Carla destacou ainda os pedidos de patentes depositados pela unidade nos últimos cinco anos.
Frutos do Mestrado – Para marcar a data, foram apresentados os resultados de dois estudos concebidos durante o Mestrado Profissional de Farmanguinhos. O público lotou o auditório do contêiner novo para acompanhar as palestras.
Chefe de Assuntos Regulatórios do Instituto, Soraya Mileti ministrou a palestra Regulamentação da Anvisa para registro de medicamentos: uma análise da evolução regulatória e seu impacto para Farmanguinhos. A servidora apresentou os resultados alcançados a partir do estudo que ela desenvolveu durante o Mestrado.
Um importante desdobramento é a intenção da Anvisa em incluir medicamentos registrados por Farmanguinhos como referência no país, dentre os quais, os antirretrovirais Efavirenz e Zidovudina, além do Artesunato+Mefloquina, Etionamida e da Nevirapina.
Outro ex-aluno do Mestrado Profissional da unidade, Heros Rabelo, apresentou a palestra Micronutrientes: uma oportunidade de inovação para a Indústria Farmacêutica. A partir desse estudo, ele identificou uma carência no país para determinadas vitaminas. Com isso, Rabelo contribuiu para que o laboratório onde ele trabalha lançasse novos produtos no mercado farmacêutico para atender essa demanda.
É permitida a reprodução do texto desde que citada a fonte – Centro de Comunicação (Cecom) Farmanguinhos/Fiocruz.