Fabricação, Embalagem, Manutenção Fabril e PCM se uniram e mostraram que a grande demanda, em pouco tempo, se tornou pequena em relação ao engajamento de todos
“Um por todos! Todos por um”, frase conhecida através do filme “Três Mosqueteiros”, escrito pelo francês Alexandre Dumas, traduziu a ação de 56 colaboradores de diferentes setores do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/ Fiocruz), que se uniram em prol de um único objetivo: realizar, em somente nove dias úteis, as embalagens secundárias para entregar uma grande demanda, um total de 29 lotes, do medicamento Tacrolimo ao Ministério da Saúde.
A embalagem secundária é uma das etapas que já está em andamento do processo de transferência de tecnologia, da Libbs para Farmanguinhos, que estará, através da Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), apto a produzir e distribuir o fármaco para o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Beatriz Simões, Gerente de Produção da Vice-Diretoria de Operações e Produção (VDOP), foram embalados 17 lotes de 1mg e 12 lotes de 5mg. “O processo é demorado, levando mais de 40h por lote, no caso da concentração de 1 mg, e demanda 14 pessoas por linha em cada turno. Os materiais chegaram com um prazo curto para a realização da embalagem secundária e, apesar de não ser uma atividade complexa, foi um desafio para a equipe de Produção”, afirmou Beatriz.
A gerente explicou o processo de embalagem dos lotes, que foi feito com a participação de 56 colaboradores de diversos setores, em duas linhas e dois turnos, para conseguir atingir o objetivo do prazo. “Só a equipe de embalagem não daria conta neste curto espaço de tempo, então solicitamos ajuda das equipes da Fabricação, da Manutenção Fabril e PCM, que também fazem parte da VDOP. Essa integração e a dedicação e motivação de todos foram fundamentais para que a meta fosse alcançada”, contou.
Mesmo em funções diferentes, o foco foi no objetivo e no prazo da entrega. “Todos se comprometeram com o propósito, mesmo quem não tinha o hábito de realizar a atividade. Os próprios colaboradores da embalagem comemoraram o feito e quiseram registrar o momento, com fotos e se reuniram para o almoço. Foi nítido o engajamento de todos e o comprometimento dos colaboradores de outros setores”, parabenizou Beatriz. Ela ainda citou a importância do pessoal que realiza a conciliação das fichas técnicas, que agilizou o processo de revisão da documentação do lote.
Transplantes – O Tacrolimo é um fármaco imunossupressor recomendado para pacientes submetidos a transplante de rim ou fígado, com o intuito de evitar que o sistema imunológico rejeite o órgão enxertado.
De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), feito pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), de janeiro a setembro de 2016 foram realizados 1.381 transplantes de fígado no Brasil e 4.114 transplantes de rim.
Beatriz frisou a necessidade desta etapa de produção e do cumprimento dos prazos para os pacientes. “Apesar da embalagem secundária ser uma atividade relativamente simples,é importante para o paciente que seja executada no prazo de modo que ele receba o medicamento na data em que precisa tomá-lo. Principalmente para um paciente transplantado, este medicamento tem uma importância muito grande e depende do bom funcionamento de todas as etapas em sua produção, até que chegue às prateleiras”, ressaltou.
Transferência de Tecnologia – O processo da PDP doTacrolimo foi iniciado em 2009, com o intuito de transferir a tecnologia para a unidade, fazendo com que a compra do produto passasse a ser feita de forma centralizada para o Ministério da Saúde, gerando economia de aproximadamente R$ 240 milhões e ainda fortalecendo o Complexo Econômico Industrial de Saúde (Ceis).
Com algumas etapas ainda em andamento, o início do processo de embalagem secundária foi iniciado em junho de 2016. A etapa de transferência transversa, com 100% da demanda sendo embalada em Far, está com previsão para finalização em janeiro de 2017. Já para o mês de fevereiro, estudos complementares para alteração de especificações e métodos analíticos serão feitos pelo Controle de Qualidade, dando andamento a mais uma importante etapa.
Outra grande fase será a obra na parte fabril, que está prevista para ter início ainda em janeiro e término ao fim de 2017.
Fotos: Edson Silva