Farmanguinhos será o responsável pela produção deste importante medicamento contra a Esquistossomose
Farmanguinhos será o responsável pela produção deste importante medicamento contra a Esquistossomose
Unidade foi reconhecida pelos seus processos de Excelência em Gestão Pública

Shirley Trajano (centro) ressaltou o empenho institucional na consolidação dos processos de excelência em gestão pública (Foto: Alexandre Matos)
Na última quarta-feira (29/11), o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) recebeu o Certificado de Excelência em Gestão Pública, concedido pelo Núcleo de Excelência da Gestão do Estado do Rio de Janeiro. O documento foi entregue à coordenadora de Gestão da Qualidade, Shirley Trajano, durante o VII Seminário de Boas Práticas, realizado no auditório da Caixa Econômica Federal, no Centro do Rio de Janeiro.
De acordo com a entidade, a certificação é concedida após autoavaliação que cada instituição elabora anualmente. São analisados oito critérios que compõem o Modelo de Excelência em Gestão Pública: governança; estratégias e planos; cidadãos usuários; interesse público e cidadania; pessoas; processos; e resultados.
Para cada processo avaliado é atribuída uma nota. A soma de todas pode chegar a 500 pontos no total. Os níveis de excelência de gestão variam numa escala de um a cinco, conforme o agregado de notas. Farmanguinhos foi classificado no nível 4.

Os certificados de Farmanguinhos estão expostos na recepção principal do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM)
A coordenadora da Qualidade, Shirley Trajano ressaltou que toda a Direção está empenhada em executar as melhorias necessárias visando a alcançar o nível máximo de Excelência em Gestão. “A partir do modelo proposto, somos motivados e orientados a fazer uma gestão cada vez mais técnica, além de atender ao modelo de gestão do governo federal. E este certificado mostra que estamos trabalhando certo na construção de uma gestão cada vez melhor”, observou.
Além do Certificado de Excelência em Gestão Pública, Farmanguinhos possui ainda o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF); a Certificação Ambiental Internacional ISO 14001; a Certificação de Sistema da Qualidade ISO 9001; o certificado de categoria ouro do Prêmio de Qualidade Rio; bem como os de outras edições do Gespública.
Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Farmanguinhos/Fiocruz divulga suas iniciativas para o enfrentamento da doença
Na próxima sexta-feira (1º/12), será celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de despertar a atenção dos países para a doença. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado no ano passado, desde o início da epidemia, em 1980, a junho de 2016, foram notificados 842.710 casos no Brasil. Apesar do número alarmante, o país é uma referência mundial no enfrentamento da doença. Para isso, ao longo desses anos, tem contado com um parceiro estratégico: o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), principal produtor público de antirretrovirais.

O sulfato de atazanavir é um dos sete medicamentos de Farmanguinhos a integrar o coquetel antiaids (Foto: divulgação)
Há 17 anos, Farmanguinhos começava a produção do primeiro antirretroviral, a zidovudina, também conhecida como AZT. A partir de então, a unidade não deixou de ampliar seu portfólio. Atualmente, o Instituto fabrica sete dos 23 medicamentos que compõem o coquetel antiaids: Atazanavir, Efavirenz, Lamivudina, Nevirapina, Zidovudina, Lamivudina+Zidovudina e tenofovir+lamivudina.
Além da produção, o Instituto desenvolve novas formulações. Uma delas é o Efavirenz pediátrico dispersível em água. Trata-se de um medicamento inovador, elaborado a partir de nanotecnologia, voltado para crianças que vivem com HIV/Aids. O comprimido tem sabor mais agradável e se dispersa em água para facilitar a ingestão pelas crianças. Já foram realizados testes prévios em cobaias confirmando a liberação da substância ativa no organismo. A previsão é de que em dois anos comecem os testes em humanos.

O pesquisador Helvécio Rocha usa a nanotecnologia no desenvolvimento do Efavirenz pediátrico dispersível em água (Foto: Edson Silva)
Farmanguinhos tem participado ainda de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Além de ampliar ainda mais o portfólio institucional, a partir dessa iniciativa, a unidade colabora também com o fortalecimento da indústria farmoquímica nacional, uma vez que os acordos contemplam a transferência de tecnologia para a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). O Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) de Farmanguinhos passa por uma obra de readequação da planta fabril para receber essas novas formulações, que englobam também medicamentos para outras doenças.
Cooperação internacional – Outra importante iniciativa é a instalação da fábrica de antirretrovirais e outros medicamentos em Moçambique, denominada Sociedade Moçambicana de Medicamentos (SMM). Trata-se da primeira instituição pública no setor farmacêutico do continente africano. A fábrica iniciou as operações em 2012, com previsão de produzir 226 milhões de unidades de antirretrovirais por ano. Esta quantidade deverá beneficiar cerca de 2,7 milhões de pessoas vivendo com HIV/Aids em Moçambique.
Todas essas ações reafirmam a missão de Farmanguinhos em atuar, como unidade técnico-científica da Fiocruz, na promoção da saúde pública, por meio da geração e difusão de conhecimentos, do ensino, da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e da produção de medicamentos.
Pré- qualificação de fornecedores de filmes plásticos, como PVC Âmbar, PVC Cristal, PVC/PVDC e PVC/PE/PVDC, para formação de embalagem em blíster, embalagem primária de produtos farmacêuticos
A Comissão Especial de Licitação, no uso de suas atribuições, faz saber que, realizará procedimento licitatório na modalidade Concorrência Pública, cujo objeto é a Pré-qualificação de fornecedores de FILMES PLÁSTICOS: 1. PVC ÂMBAR; 2. PVC CRISTAL; 3. PVC/PVDC; 4. PVC/PE/PVDC, PARA FORMAÇÂO DE EMBALAGEM EM BLISTER, EMBALAGEM PRIMÁRIA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS. O presente certame se realizará em 15/01/2018, às 9h, na Sala de Conferência do Prédio 10, situado à Avenida Comandante Guaranys, 447 – Curicica – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – CEP 22.775-903.
Clique aqui e acesse o Edital. Ele também encontra-se disponível gratuitamente também no endereço eletrônico www.comprasgovernamentais.gov.br.
DANIELA DOS SANTOS FERREIRA
Presidente da Comissão de Especial de Licitação